Trump x Kim, um encontro quase possível

Da Folha de S.Paulo

[…]

Mesmo rodeado de incertezas, o possível encontro entre o presidente dos EUA e o líder norte-coreano, o primeiro desde o início da Guerra da Coreia em 1950, foi bem recebido pela comunidade global.

O líder chinês, Xi Jinping, que falou por telefone com Trump, elogiou a busca por uma solução pacífica para questão coreana. Ele pediu também que todos entrem no encontro com boa vontade para resolver essa situação.

Sergei Lavrov, chefe da diplomacia russa, disse que a reunião é “um passo na direção certa” e pediu participação da ONU em negociações futuras.

“Não deve ser só um encontro, é preciso que abra caminho para resgatar o processo de solução da questão nuclear norte-coreana.”

Trump também recebeu um recado do ex-jogador de basquete Dennis Rodman, um dos poucos americanos a já terem se reunido com Kim.

“Por favor, mande meus cumprimentos ao marechal Kim Jong-un e sua família”, disse o ex-atleta, dono de cinco títulos da NBA. Rodman, que já viajou diversas vezes para Pyongyang, disse que planeja voltar em breve ao país para ajudar no que chamou de diplomacia do basquete, em alusão à diplomacia do pingue-pongue que usou o esporte para aproximar EUA e China nos anos 1970.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *