TSE indefere candidatura de Jetro Gomes em Santa Maria da Boa Vista
Thalita Bezerra – Ação Popular
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quinta-feira (18), a cassação do registro de candidatura de Jetro Gomes (PSB), prefeito reeleito em Santa Maria da Boa Vista, sertão de Pernambuco.
A decisão monocrática da Ministra Fátima Nancy Andrighi negou o recurso da Coligação e pede pela impugnação ao registro de candidatura, alegando inelegibilidade, abuso de poder econômico ou político e rejeição de contas públicas. Jetro concorria sub judice e venceu o pleito com 57,8% dos votos válidos (12.393 votos).
Em entrevista ao programa Nossa Voz/Grande Rio FM, o vice-prefeito eleito Humberto Mendes (PTB), falou como recebeu a decisão da ministra. “Saiu como a gente esperava, o nosso medo era que ela levasse esse julgamento de imediato para o Pleno e a gente podia ver que a ministra tinha esse posicionamento e no Pleno estamos vendo que está havendo uma confusão, onde em uma hora o processo é julgado de uma forma e em outra hora é julgado de outra forma”.
Segundo Humberto, a decisão ainda cabe recurso e a partir da publicação na sessão do Plenário, o candidato terá três dias para recorrer e aguardar a decisão, caso seja mantido o parecer de cassação. Jetro poderá ainda entrar, através do jurídico, com recurso extraordinário pedindo o encaminhamento do julgamento ao Supremo Tribunal Federal
Por outro lado, a juíza eleitoral do município, Ângela Mesquita de Borba Maranhão, havia indeferido seu registro de candidatura com base na Lei da Ficha Limpa – por contas rejeitadas, acusação de abuso de poder econômico e de ter renunciado ao mandato de vereador para fugir de processo de cassação. Mas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) o liberou para a disputa.