Tubarão de duas cabeças(filhote)
Reprodução Twitter @akshay_journo

Tubarão de duas cabeças

Na aldeia de Satpati em Palghar (Índia) , um pescador encontrou um tubarão bebê, com cerca de 15 centímetros de comprimento, com duas cabeças em sua captura acidental na última sexta-feira.

Sem saber o que encontrara, Nitin Patil tirou algumas fotos e vídeos do tubarão antes de jogá-lo de volta ao mar. Quando ele compartilhou as imagens com outros pescadores, foi-lhe dito que era uma anomalia rara. “Não comemos peixes tão pequenos, principalmente tubarões, então achei estranho, mas decidi jogar assim mesmo”, disse Patil.

Cientistas da CMFRI e outros biólogos marinhos confirmaram que era achado muito raro e poderia ser a primeira ao longo da costa de Maharashtra para uma espécie de tubarão de duas cabeças. “Nossos registros mostram que tubarões de duas cabeças são raramente registrados ao longo da costa indiana. Esta espécie parece ser o embrião do tubarão espadenose (Scoliodon laticaudus) da família Carcharhinidae ou um tubarão de nariz afiado (espécie Rhizoprionodon)

As cabeças estavam unidas atrás das guelras e esses tubarões de duas cabeças eram muito raros na natureza. “Isso também é chamado de dicefalia. Este fenômeno é relatado em várias espécies animais, incluindo tubarões, possivelmente devido a mutação ou qualquer outra malformação embrionária, distúrbios, e esses são relatos muito raros. Casos semelhantes são relatados em outros lugares fora do Oceano Índico norte. Esses materiais devem ser preservados por interesse científico ”, afirmou o cientista Dr. Akhilesh com registro  da ICAR-CMFRI, Mumbai.

Segundo pesquisou a mídia local, um tubarão leiteiro de duas cabeças semelhante (Rhizoprionodon acutus) foi relatado em Gujarat em 1964, enquanto um tubarão espadenose de duas cabeças foi relatado em Karwar em 1991, e uma arraia cownose dupla foi relatada em Andhra Pradesh em 1984.