Tudo pronto para Vasco e Sport
Precisando somar pontos fora de casa, Vasco espera clima de final contra o Sport
A consolidação do trabalho de Zé Ricardo no Vasco passa por somar pontos também longe do Rio. Após a controvertida arbitragem da derrota por 1 a 0 para o Corinthians, na casa do adversário, o treinador, que fará seu terceiro jogo pelo clube, terá nova oportunidade nesta segunda-feira, quando o time cruzmaltino enfrentará o Sport, às 20h, na Ilha do Retiro, em partida isolada que encerra a 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Nessa busca por posições para se consolidar na metade superior da tabela, o time titular passará por mudanças.
Depois de cumprir suspensão contra o Corinthians, o volante Wellington retorna ao time do Vasco. Gilberto, que o substituiu na partida, se recupera de uma lesão na coxa. Esse também é o problema de Wagner. Com isto, Yago Pikachu ganhará nova oportunidade no meio de campo da equipe de Zé Ricardo. O atacante Caio Monteiro, de 20 anos, voltou a ser relacionado pelo treinador cruzmaltino. Ele não atua desde o dia 21 de junho, quando marcou o gol do Vasco na derrota por 3 a 1 para o Botafogo, e deve ficar como opção no banco de reservas.
Confirmado entre os titulares, o meia Mateus Vital nunca atuou na Ilha do Retiro, mas garante que a equipe não se intimidará com a atmosfera encontrada na casa do adversário. Com 31 pontos, o Vasco é o décimo colocado.
— Eu vejo que a torcida apoia bastante, assim como a nossa faz conosco aqui em São Januário. Mas isso não pode influenciar nosso jogo. Precisamos esquecer o que fica do lado de fora e pensar apenas no que vai acontecer dentro das quatro linhas. Conhecemos a dificuldade do Brasileiro e sabemos a importância de pontuar sempre. Confiamos na capacidade do grupo para buscar nossos objetivos — afirma.
CLIMA DE DECISÃO
Décimo terceiro colocado, o Sport vive um mau momento na competição: perdeu os últimos quatro jogos e se aproxima perigosamente da zona de rebaixamento. Para atrair a torcida, que foi criticada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo pelo baixo comparecimento, a diretoria faz uma promoção de ingressos. Na quarta-feira, a equipe foi derrotada por 1 a 0 pela Ponte Preta, mas garantiu classificação para as quartas de final da Copa Sul-Americana por ter vencido o jogo de ida, em casa, por 3 a 1. Zé Ricardo mostra preocupação com o nível técnico da partida e destaca os valores individuais do elenco rival.
—Eles estão nas quartas da Sul-Americana, têm um treinador campeão e atletas de alto nível, como Diego Souza, André e Rithely. A torcida também tem muita força lá. Estamos preparados para um clima de final — afirma o treinador, que deu ênfase aos trabalhos com bola parada ao longo da semana, voltados tanto para os posicionamentos da defesa quanto do ataque.
ÁRBITRO DE VÍDEO
O gol de braço marcado por Jô, que resultou na derrota para o Corinthians, provocou a adoção do árbitro de vídeo no Campeonato Brasileiro. A medida seria adotada pela CBF já nesta rodada, mas foi adiada e deve entrar em prática em outubro. Embora apoie a decisão, o treinador, que comandou um treino tático na manhã de ontem, em São Januário, antes do embarque da delegação para o Recife (PE), mostra preocupação com o tempo disponível para treinar a equipe de arbitragem para o uso do novo recurso.
— Sou a favor. O momento certo que não tenho certeza se é agora. Estive na Arena Corinthians duas vezes. Uma vez (como técnico do Flamengo) fui favorecido, e na segunda, prejudicado. Sou a favor da coisa certa. Realmente é preciso ter uma norma para como isso vai acontecer. Assim como outros esportes adotaram, o caminho natural é esse — conclui Zé Ricardo.
FICHA DO JOGO
Local e horário: Ilha do Retiro, às 20h
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-SC)
Sport:Magrão, Raul Prata, Ronaldo Alves, Henríquez e Sander; Patrick, Rithely, Lenis, Diego Souza e Mena; André. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Vasco:Martin Silva, Madson, Breno, Anderson Martins e Ramon; Éder Luís, Wellington, Escudero, Mateus Vital e Nenê; Paulinho. Técnico: Zé Ricardo.
Transmissão: Sportv