Turismo cultural na mira de empresários em Uauá
Grazzielli Brito – Ação Popular
O prefeito de Uauá, Olímpio Cardoso (PDT), está empenhado na retomada do turismo no município. Preocupado com a realização de manifestações culturais, como o tradicional São João, diante da situação de emergência declarada por conta da seca, esteve no Ministério da Cultura em Brasília e assegurou verbas específicas para esse fim. “Estivemos no Ministério da Cultura e do Turismo, onde estão viabilizando recursos para nosso São João. A prefeitura está proibida pelo Tribunal de Contas de gastar recursos por conta da seca e estão certos”, disse.
O Turismo Cultural é hoje uma realidade para muitos municípios que buscam desenvolver-se de forma sustentável e agregar mais valor a sua cidade. Ao valorizar as manifestações culturais, folclóricas, artesanais e a arquitetura da cidade, o Turismo Cultural melhora a autoestima da população local.
Diante disso, a prefeitura elaborou um projeto em que defende a realização do São João de Uauá em 2013, justificando o resgate das tradições perdidas e a manutenção das manifestações populares existentes, como de fundamental importância para a continuação do movimento que enriquece a cultura nordestina e brasileira.
O projeto apresentado ao Ministério da Cultura tem como objetivo ‘Promover o fortalecimento da cultura e do turismo em suas diversas manifestações, valorizando e potencializando as tradições locais nas dimensões política, cultural e econômica’.
“Nós estamos esperando o resultado do Ministério, já que as verbas virão, especificamente, para esse fim e não pode ser desviada para outra finalidade. Além disso, estamos correndo atrás de patrocínio de empresas e pessoas que possam ajudar. É a maior festa de cultural de Uauá, festa também do padroeiro e o povo não pode ficar sem ela”, assegurou Olímpio.
O potencial turístico de Uauá chama atenção de profissionais de outros municípios. “Estiveram aqui, no gabinete, dois engenheiros propondo ajudar o município a fazer projetos pra dinamizar o turismo em Uauá. Eles reafirmaram o que já sabíamos: que o potencial turístico e cultural é muito grande. Mas, sabemos que temos algumas coisas e problemas a serem resolvidos, imediatamente, como a Gruta do Jerônimo, que na minha ultima administração fizemos a estrada, e depois nada mais foi feito na administração seguinte, assim ela parou de funcionar”.
O prefeito cita outros pontos turísticos da cidade que precisam ser mais bem aproveitados. “Temos a localidade, Pedra da Onça, que é realmente uma maravilha do ponto de vista turístico. Temos Bendegó da Pedra, onde caiu o maior meteorito do Brasil. Esse meteorito está no Rio de Janeiro, vamos solicitar que venha pra Uauá, se não conseguirmos faremos uma réplica”.
Uauá, também, mostra potencial geográfico para atividades como a tirolesa, rapel e outras promovidas pelo turismo de aventura. “O turismo aqui em Uauá tem muitas opções, vamos trabalhar em cima disso”, finalizou.