Uauá sedia apresentação do projeto “João Sereno e a música das Rodas de São Gonçalo de Amarante”
Da Redação
Em miniturnê pela Bahia, o cantor, compositor e músico João Sereno fará a apresentação do show “João Sereno e a música das Rodas de São Gonçalo de Amarante”, durante o mês de março, pelas cidades de Salvador, Vitória da Conquista, Santo Amaro e Uauá.
O show nasceu da busca do artista por uma nova sonoridade, encontrada na música das “Rodas de São Gonçalo de Amarante” – folguedo popular da região de Juazeiro e Petrolina.
Em Uauá, o cantor, que foi selecionado em Edital de Música da Secretaria de Cultura da Bahia, fará apresentação no próximo dia 23, a partir das 17h, na Concha Acústica da Praça do Conselheiro.
No repertório, estarão presentes alguns dos seus sucessos gravados por Dominguinhos, Targino Gondim e Adelmário Coelho. Aberto ao público de todas as idades a entrada no evento será um quilo de alimento não perecível.
Sobre o artista
Natural de Juazeiro, João Sereno compartilha o nome e a mesma cidade de origem do consagrado músico João Gilberto. Sereno é um músico reconhecido e inventor de um ritmo em princípio chamado SomGon, dançante e alegre em compasso ternário. Na busca por essa nova sonoridade, encontrou na música das Rodas de São Gonçalo de Amarante – folguedo popular da região de Juazeiro e Petrolina – a base para a nova batida. O SomGon nasce da fusão da música de São Gonçalo com elementos musicais universais.
João é considerado um músico virtuoso e um interprete sensível. Compositor disputado, conhece profundamente a cultura popular do Vale do São Francisco. Tem canções gravadas por Dominguinhos, Adelmário Coelho, Nadia Maia, Maciel Melo, Virgilio, Eugênio Cerqueira, Banda Flor Serena, Banda Sarapatel com Pimenta, entre outros.
Já dividiu palco com grandes nomes da música brasileira como Hermeto Paschoal, Dominguinhos, Sivuca e Xangai. Destaca-se ainda sua grande capacidade musical, conseguindo ser popular e sofisticado ao mesmo tempo. Domina como poucos as divisões e contratempos ao melhor estilo de Jackson do Pandeiro. O caráter multifacetado de seu trabalho faz de João Sereno um showman baiano dos palcos. A isso, soma-se ainda o humor refinado. O artista sempre arranca risadas da platéia contando os casos que vivenciou ao longo de sua carreira. No currículo, João Sereno contabiliza cinco discos: Sem rótulo (gravado enquanto ainda fazia hemodiálise); Fazendo Forró; Intenso; João Sereno e Convidados; e SomGon. Tem se apresentado em todo o Brasil e também já levou sua sonoridade para a França e Itália.