Uesc aprova concessão de título Doutor Honoris Causa para Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil
Por Redação
Foto: Divulgação / Uesc
O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Santa Cruz (Consu/Uesc) aprovou, em sua 79ª reunião ordinária, a primeira do ano de 2024, a concessão dos títulos de Doutor Honoris Causa para os cantores Caetano Emanuel Viana Teles Veloso, Francisco Buarque de Holanda e Gilberto Passos Gil Moreira.
O reitor da Uesc, professor doutor Alessandro Fernandes, lembra que no próximo mês de abril a universidade comemora 50 anos de implantação do seu campus. Nesta ocasião, também será feita a cerimônia de concessão dos títulos honoríficos de Doutor Honoris Causa ao baterista Sabará, ao músico Kokó e ao memorialista José Nazal.
Alessandro Fernandes explica que, em 2023, a nossa universidade, por meio do Consu, fez a opção de entregar o título a três personalidades regionais. “Este ano, nós estamos indicando três personalidades em nível nacional e internacional, mas com relações muito fortes com a nossa cultura. Entre as justificativas para concessão dos títulos está a importância dos laureados para sociedade brasileira, não apenas como dos cantores, compositores e escritores, mas também como defensores das diversas causas humanitárias”, justifica o reitor.
Os títulos Doutor Honoris Causa é a máxima distinção concedida pela Uesc a personalidades que se destacam pela atuação em defesa das artes, da ciência, das letras e do melhor entendimento entre os povos. Na Uesc, as solicitações de concessão de título são encaminhadas ao Consu mediante proposta formalizada pela Reitoria ou por qualquer outro órgão colegiado da Instituição.