Um bom começo em prender ‘terroristas’ mascarados
Quarta-feira, a Polícia Civil do Rio de Janeiro acendeu uma pequena luz no túnel da baderna que se misturou às pacíficas manifestações de protesto da população. Foram identificados e presos alguns líderes do grupo “black-bloc” envolvidos em recentes depredações. Através das redes sociais eles vinham estimulando mais vandalismo nos movimentos previstos para amanhã. Espera-se que não sejam postos em liberdade tão cedo, assim como se aguarda a detenção de outros.
Pode ser um bom começo, essa iniciativa dos policiais liderados por José Mariano Beltrane, secretário de Segurança, e Marta Rocha, delegada chefe da Polícia Civil. Um exemplo, para outros estados, apesar das difíceis investigações.
Ignora-se as consequências dessa ação na movimentação de hoje, no Rio e em outras capitais. Quem sabe possa contagiar os manifestantes pacíficos, levando-os a isolar os baderneiros. Talvez até intimide quantos estão dispostos a depredar, invadir e furtar estabelecimentos públicos e privados.
Há inquietação no país inteiro, pela possibilidade de as manifestações se misturarem aos desfiles militares do Sete de Setembro. Apesar de adotadas medidas extraordinárias para garantir a segurança pública, fica evidente a impossibilidade de se controlar a multidão. Os protestos fazem parte do regime democrático, desde que pacíficos, ainda que uns poucos bandidos disponham do poder de alterar o sentimento popular. Resta esperar. (Carlos Chagas)