Um dia após aprovação do aumento do ICMS na Assembleia, governador é tietado até pela oposição em entrega de ambulâncias
Um dia após a aprovação, na Assembleia Legislativa, do projeto do Executivo de reajuste do ICMS, medida que recebeu fortes críticas do setor empresarial e dos adversários, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) deu, nesta quarta-feira (08), mais uma demonstração de que pretende fazer uma gestão de interlocução até mesmo com a oposição. Ele entregou pessoalmente ambulâncias a prefeitos e prefeitas, escolhidos por cada um dos deputados estaduais, contemplando inclusive quem não o apoiou nas eleições de 2022.
O evento aconteceu durante toda a manhã no estacionamento da Secretaria de Saúde, no Centro Administrativo da Bahia. Pacientemente, Jerônimo posou para fotos com cada prefeito ou representante municipal e o respectivo deputado responsável pela indicação da ambulância.
Fizeram fotos com o governador, por exemplo, os deputados oposicionistas Marcinho Oliveira (União), Pedro Tavares (União), Pablo Roberto (União), Manuel Rocha (União) e Marcelinho Veiga (União). O mesmo aconteceu com a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos (PSDB), que, apesar do flerte recente com a base de Jerônimo, apoiou a candidatura de ACM Neto (União) ao Palácio de Ondina em 2022. Ela estava ao lado do filho, o deputado estadual Jordávio Ramos (PSDB), que pediu a ambulância para o município e é da oposição.
Alguns prefeitos que não apoiaram Jerônimo enviaram representantes, a exemplo de Zé Cocá (PP), de Jequié, e Marcelo Araújo (União), de Conceição do Coité – este último, além de caminhar com ACM Neto, também foi eleitor vibrante do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Até os deputados estaduais bolsonaristas Leandro de Jesus (PL) e Diego Castro (PL) foram contemplados com ambulâncias para suas bases, embora não tenham dado as caras no evento. O líder da oposição, Alan Sanches (União), também não esteve presente.
“Estamos entregando aqui ambulâncias inclusive para aqueles que não votaram em mim porque esse é o nosso papel. Temos a obrigação de fazer isso. Quem se elegeu tem o direito. Não quero, com isso, bajular ninguém. Isso é tratar com respeito. Vimos como o governo federal passado tratava os adversários e isso machucou muito a democracia”, disse Jerônimo.
Até mesmo os deputados de primeiro mandato eleitos em 2022 e que, portanto, não tiveram a oportunidade de apresentar emendas parlamentares ao orçamento de 2023 para assegurar investimentos do Estado com obras e compra de veículos e equipamentos, foram contemplados.
No evento, Jerônimo assumiu o compromisso de pagar integralmente essas emendas, embora isso ainda ocorra em marcha lenta, o que motiva críticas e cobranças até mesmo de aliados na Assembleia ao governador.
No total, foram entregues 67 ambulâncias, contabilizando as 63 indicadas por cada um dos deputados estaduais, três da cota pessoal de Jerônimo (entregues a Andaraí e Feira da Mata) e duas cujos destinos foram escolhidos pelos secretários estaduais de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso (PT), e de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida (PSB), que são deputados estaduais licenciados.
Vale lembrar que, no primeiro semestre, o governador já havia feito a entrega de veículos e equipamentos a prefeitos por indicação dos deputados estaduais, inclusive da oposição.
Política Livre