Uma volta ao passado na política de Juazeiro

Opinião

O ex-prefeito de Juazeiro, Américo Tanuri, e o filho, o ex-presidente da Câmara Municipal e ex-vice prefeito, José Carlos Tanuri fizeram parte do campo político da direita. Pai e filho tiveram um bom relacionamento com os comunistas. Em 1962, Américo foi recebido em Brasília pelo ex-presidente cassado, João Goulart. Américo foi solicitar obras para o município. Há quatro anos, Zé Carlos chegou a comentar: “Sempre respeitamos as pessoas de esquerda, a exemplo do carinho que temos até hoje por Paulo César Carvalho quando foi vereador junto comigo”.

Américo Tanuri e Jango, em Brasília

Com o passar dos anos, jamais alguém iria imaginar que o neto de Américo e o filho de Zé Carlos, o vereador Alex Tanuri estivesse um dia abraçado com categoria de trabalhadores apoiando e fazendo parte de protesto pelas ruas da cidade. “Professores na rua, Suzana a culpa é sua”, bradou Alex na porta do Paço Municipal na última segunda-feira. Nem os dois vereadores comunistas Mitu do Sindicato e Salvador – ambos do PC do B – estão assim tão ativos. Já os  dois vereadores petistas nem apareceram no movimento.

Alex faz discurso duro na frente do Paço Municipal apoiando o protesto dos professores

 Agora imaginem Américo, Professora Julinha (mãe de Alex) e Zé Carlos vendo Alex nas ruas defendendo esta bandeira.  Hoje na Casa Aprígio Duarte, alguns vereadores da base do governo demonstraram a não preocupação  com o movimento dos  professores, mas com a participação, os discursos e denuncias que o neto de Américo vem fazendo em defesa da categoria. “Ele está igual a um bandeira vermelha das antigas quando militou em grêmio  estudantil usando camisa de malha com a foto de Lenin e Stalin nas portas de bancos e fábricas agitando e gritando palavras de ordem com discursos radicais”, relata um comunista do PCB das antigas. Mas as roupas que o rapaz veste, pela imagem são de marcas.

Para a APLB Sindicato e os professores é importante o apoio do vereador Alex, assim como de outros a exemplo de Mitu do Sindicato, Salvador Carvalho, Renato Brandão e outros.

Alex, Mitu e Salvador

Como estamos vendo as coisas se inverteram em Juazeiro. Quem era de direita hoje se comporta como de esquerda, e muitos que eram de esquerda abandonaram a luta e hoje são conhecidos como de direita, extrema direita, socialista caviar ou petista comunista de beira de praia bebedor de wisk de primeira e boêmio.

Por: Manoel Cavalcanti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *