Unifor é a melhor Universidade particular do Norte/Nordeste, segundo THE Latin America Ranking 2020

Entre instituições privadas brasileiras, a Universidade de Fortaleza ficou em 7º lugar no ranking, sendo a melhor no indicador de citação em artigos científicos

Legenda: Universidade de Fortaleza ficou em 7º lugar no ranking entre as instituições privadas brasileiras
Foto: ARES SOARES

Após o mérito mundial no THE Young University Ranking 2020, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, destaca-se pelo segundo ano consecutivo como a melhor universidade particular das regiões Norte e Nordeste do Brasil segundo THE Latin America Ranking 2020. O resultado foi anunciado ontem (7) pela entidade britânica Times Higher Education (THE).

THE Latin America Ranking 2020 mediu o desempenho de 166 universidades públicas e privadas em atuação na América Latina a partir dos critérios de ensino, pesquisa, citação, internacionalização e transferência de tecnologia. Entre as instituições privadas brasileiras, a Unifor ficou em 7º lugar no ranking, sendo a melhor no indicador de citação em artigos científicos.

Para o professor Henrique Sá, vice-reitor de Ensino de Graduação, esse reconhecimento internacional é a constatação do esforço contínuo da Unifor para se adequar às necessidades das profissões e formações do século XXI. “Temos inovado com relação aos processos de educação, seja nos nossos currículos, no desenvolvimento dos nossos professores e no aperfeiçoamento de práticas pedagógicas. Todas essas mudanças estão repercutindo na excelência dos nossos indicadores”, frisa.

Empregabilidade

Na visão do professor Henrique Sá, em um cenário de instabilidade provocado pela pandemia do novo coronavírus, a ciência e a produção do conhecimento são primordiais para apontar alternativas para o contexto de crise. Esses dois aspectos somados ao planejamento, à adaptação e à flexibilidade às circunstâncias adversas tornam-se um diferencial para o futuro pós-pandemia.

“Estar em uma Universidade com grau de excelência reconhecido internacionalmente vai permitir para os alunos agregarem também esse diferencial, porque estão em um ambiente em que a preocupação com a ciência, a preocupação com a qualidade do conhecimento e também com a flexibilização com relação a tempos tão complexos são diferenciais. Ao meu ver, a gente consegue transferir essa preocupação, esse espírito nos nossos currículos e, consequentemente, para a formação dos alunos”, destaca Henrique.

Ranking

Atualmente, a Universidade de Fortaleza figura entre os principais rankings de educação do mundo. Somente na entidade britânica Times Higher Education (THE), a Instituição está bem classificada entre as brasileiras privadas nos rankings: Mundial, Jovens Universidades, Economias Emergentes, Latino-americanas e área de Saúde.

A Unifor também é destaque no prestigiado QS World University Rankings pela sua excelência em ensino e pesquisa entre as universidades da América Latina e países dos Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Nacionalmente, destaca-se no Ranking Universitário Folha (RUF). Na última edição, de outubro de 2019, foi a melhor classificada entre as universidades do Norte e Nordeste.

Fonte: Diário do Nordeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *