UPAE/IMIP de Petrolina atuante na prevenção

Com o objetivo de atuar também na prevenção, e não apenas na assistência, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) utiliza constantemente datas do calendário da saúde para lembrar à população sobre cuidados relacionados às doenças mais comuns.
Fechando o mês de outubro as dicas estão relacionadas ao Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes (27), Dia Nacional e Mundial da Psoríase (29) e Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo (30). “Falaremos um pouco sobre cada uma delas”, esclarece o coordenador médico, Elson Marques.

Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes

A Doença Falciforme é uma das doenças hereditárias mais comuns no mundo. Sua principal característica é a alteração das hemácias (glóbulos vermelhos do sangue). Essas células alteradas tomam a forma de foice (daí o nome falciforme) e não circulam facilmente pelos vasos sanguíneos. Esse bloqueio na circulação impede a chegada do oxigênio aos tecidos, o que desencadeia uma série de sintomas. As pessoas com doença falciforme podem apresentar anemia crônica e episódios frequentes de dor severa, decorrentes da má circulação.

“Estima-se que de 25 mil a 50 mil pessoas tenham a doença no Brasil, que apresenta alta morbidade e mortalidade precoce. A doença se manifesta, na maioria das vezes, após os seis meses de vida do bebê, mas o diagnóstico deve acontecer na primeira semana de vida por meio do “Teste do Pezinho”, informa.

Dia Nacional e Mundial da Psoríase

A psoríase é uma doença crônica, não transmissível e que não tem cura. Ela se caracteriza por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas que podem aparecer com maior frequência no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Pés, mãos, unhas e a região genital também podem ser afetados.

A extensão da psoríase varia de pequenas lesões localizadas até o comprometimento de toda a pele e muitas pessoas ainda sofrem preconceito por causa dessa doença que pode se apresentar de forma grave e até incapacitante, justamente por prejudicar a qualidade de vida do indivíduo.

“O diagnóstico da psoríase é clínico, feito geralmente através de exame físico, mas o especialistas também pode pedir para o paciente fazer uma biópsia da pele afetada para confirmar o diagnóstico. Já os tratamentos têm como objetivo reduzir a inflamação e a formação de placas, regulando e normalizando a aparência da pele”, relata Elson.

Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo

O termo reumatismo costuma ser empregado nos casos de doenças dos sistemas muscular e osteoarticular de origem não traumática, o que, na prática, acaba por englobar centenas de nças de origens distintas. Mas, apesar de haver tantas doenças cujos sintomas podem ser taxados como reumatismo, na maioria dos casos, quando alguém diz que está reumático, a osteoartrose ou a artrite reumatoide costumam ser o verdadeiro motivo.

Apesar das origens distintas, alguns sintomas são comuns à maioria das doenças reumatológicas. “Em geral, o paciente sente dor nas articulações, que pode ou não vir acompanhada de inchaço e incapacidade funcional”, esclarece.

Sobre o tratamento, o coordenador adianta: “é impossível falarmos de forma extensa sobre o tratamento para o reumatismo, uma vez que cada uma das doenças reumatológicas possui um tratamento distinto”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *