Vale do São Francisco poderá ter unidades de conservação de proteção integral

Nesta quinta-feira (30), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade realiza, em Petrolina, no Sertão, uma consulta pública para a criação das primeiras Unidades de Conservação (UCs) de proteção integral no Vale do São Francisco. O Parque Estadual Serra do Areial, com 1.600 hectares, e o Refúgio de Vida Silvestre Riacho Pontal, com 4.627 hectares, localizados numa área da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a 38 quilômetros do centro da cidade.
Ainda nesta quinta-feira, o secretário estadual de Meio Ambiente, Sérgio Xavier, o secretario executivo Helvio Polito e o presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente, Carlos Andre Cavalcanti, se reunirão com os prefeitos de Petrolina, Julio Lóssio, de Lagoa Grande, Donikson Amorim, e com a prefeita de Santa Maria da Boa Vista, Eliane Costa, para discutir a criação do Parque Estadual Tatu-Bola, com mais de 60 mil hectares de extensão, que será a maior reserva estadual da caatinga.
A ação consolida a estratégia de ampliação de unidades de conservação em todo o estado – de 2011 a 2013, houve um aumento de 230% na área de proteção integral, na mata atlântica e caatinga. Depois da consulta pública, a proposta será encaminhada ao Conselho Estadual de Meio Ambiente para aprovação final, no próximo dia 13 de fevereiro. Em seguida, será nomeado o Conselho Gestor, com representantes de todos os órgãos envolvidos, incluindo integrantes da população local, para a elaboração do Plano de Manejo que apontará as potencialidades da área. O documento deverá ficar pronto ainda este ano.
A idéia é que além da preservação da fauna e da flora, as novas UCs agreguem valor ao turismo ambiental na Região e o Parque, por exemplo, torne-se uma referência temática, um atrativo a mais para trilhas e outras experiências desse porte.
Espaços
As Unidades de Conservação Serra do Areial e Refúgio de Vida Silvestre Riacho Pontal fazem parte de área de Reserva Legal destinadas à compensação ambiental. A vegetação compreende diversas espécies de arbustos e arbóreas. Na fauna, há muitas espécies de anfíbios, répteis, mamíferos, aves e peixes.
Fonte: Diário de Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *