Vale do São Francisco revela insucesso petista nas Eleições 2012
Grazzielli Brito – Ação Popular
Fazendo um apanhado geral do resultado das eleições municipais no Vale do São Francisco, constatamos aquilo que a imprensa e até mesmo lideranças petistas já vinham divulgando, o alto índice de rejeição do Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, refletiu de forma negativa nas urnas em 2012. O Partido de Wagner, o Partido dos Trabalhadores (PT) perdeu prefeituras importantes. Diante disso acredita-se que se nada for feito para reverter essa situação, isso também ocorra em 2014, quando serão eleitos deputados estaduais, federais, senadores e o novo governador no Estado.
Na região do Vale do São Francisco, exemplificamos alguns casos da derrocada petista. Em Curaçá, o atual prefeito Salvador Lopes (PT) perdeu a eleição para Carlos Brandão do PPS. Outro que não conseguiu se reeleger com apoio do PT foi Orlando Xavier (PR), que foi vencido por Wilson Cota (PMDB), com quase 10 mil votos de diferença, em uma cidade com pouco mais de 45 mil eleitores. Outro que vai deixar a prefeitura em 2013 será Genilson Silva (PT) de Sobradinho, que teve seus votos invalidados pela Justiça Eleitoral e muitas denúncias de improbidade administrativa, deixando o cargo para o pedetista Luiz Vicente.
Esses deixam a prefeitura para outros partidos. Em outros municípios muitos petistas tentaram tomar o cargo e também não obtiveram sucesso, como foi o caso de Senhor do Bonfim onde o atual prefeito Paulo Machado (PMDB) foi desbancado por Dr. Correia do PTN, não dando chance a Carlos Brasileiro do PT que ficou em segundo lugar.
Em Sento Sé, o petista Juvenilson Passos teve que indicar a irmã Jilvanete, do mesmo partido, para concorrer devido a problemas com a Justiça e não conseguiu vencer o atual prefeito Ednaldo Barros (PSDB), que faz críticas ferrenhas ao governo do Estado. Em Uauá, Olimpio Cardoso do PDT, acabou com as chances de Lindomar Dantas (PT), ainda que apenas com 95 votos de frente.
Se nessa conta rápida temos seis cidades do Vale, ainda podemos citar Campo Alegre de Lourdes e Campo Formoso onde o candidato do PT Daniel Muniz conseguiu o terceiro lugar perdendo para Madali Santana (PTN) e Adolfo Menezes (PSD), que foi eleito.