Vale ouro: Da Olimpíada Estudantil de Petrolina para o Brasil

Juntos, os estudantes formam a geração mais competitiva em décadas. De 1,2 mil competidores, 410 são jovens que estudam em colégios municipais

olimpiadas2

Ao todo estão em disputa oito modalidades, sendo seis coletivas. Quatro escolas municipais, com alunos entre 09 e 11 anos, chegaram às finais de várias competições. Entre os mais de 1.200 estudantes/atletas dos sistemas de ensino público e privado, desta última fase, 410 são do município. A Olimpíada Estudantil tem despontado jovens promissores. Na primeira etapa, 14 alunos se classificaram pra as competições nacionais, depois que 108 passaram pelos Jogos de Pernambuco.

olimpiadas3

Com o fim da competição chegando, a maior parte dos resultados favoreceu os alunos do município, que subiram ao pódio através do handebol, futebol, vôlei ou basquete, todos coletivos. A equipe feminina da Escola Municipal Jacob Ferreira saiu campeã no handebol e vice no basquete. Outras três unidades, a Moises Barreto, Laurita Leda e Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC) também tiveram grandes resultados ao obterem o segundo lugar nas competições pré-mirins de futebol society, vôlei e handebol masculino.

“Esse é um trabalho que vem desde abril. Viajamos para o Estadual, no qual ficamos em quinto lugar geral e agora conquistamos essas vitórias. Tudo baseado na coletividade e características de cada aluna”, disse o educador físico voluntário da Jacob Ferreira, Moisés Rosenstiel.

Pequena no tamanho, porém grande e espaçosa na disputa, Jenisser Nicolly Pereira, com 1,54m e 12 anos, é mais uma que faz parte da nova geração de esportistas de Petrolina. “Entramos com vontade de vencer”, diz a garota. Também jovem, Manuela Ribeiro, 12, está no sexto ano do Ensino Fundamental da Escola Jacob Ferreira, com a mochila cheia de metas. “Quero continuar no esporte, disputar uma Olimpíada, quem sabe”, almeja a aluna.

E são esses objetivos que a cidade quer incentivar. “Pela primeira vez na história de Petrolina, as escolas municipais chegaram às finais de cinco modalidades. É um orgulho não só para mim, como secretário, mas também para o prefeito Julio Lossio, que efetivamente colocou a Educação no pódio do Governo e, assim, estamos alcançando tudo isso. Nossa missão é potencializar as qualidades de cada aluno”, conclui o secretário de Educação, Cel. Heitor Leite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *