Vandalismo e destruição na Praça Centenária em Petrolina
A reportagem do AP recebeu várias denuncias, através de e-mails, sobre a onda de vandalismo que destruiu parte da recém-reformada Praça Centenária, localizada ao lado da Igreja Matriz.
A reportagem foi ao local e viu de perto o estrago feito pelos vândalos a exemplo de pichações no monumento do barranqueiro, placa de inauguração riscada, local servindo de asilo para marginais durante o dia e a noite, e ainda foi detectado a falta de atenção da administração municipal com relação a preservação do local detectando matagal espalhado por todos os lados, gramado morrendo de sede, grade de proteção arrebentada e o sistema de ornamentação iluminário destruído.
Ainda no momento foi detectado que a residencia da paróquia, que fica em frente, teria sido arrombada e estava servindo de asilo para marginais e drogados. Policiais militares foram acionados e prenderam um dos supostos envolvidos.
A praça foi reinaugurada em agosto de 2012 pela prefeitura, através de uma campanha social desenvolvida pela Arquidiocese quando adquiriu a ajuda de empresários e engenheiros, em comemoração ao centenário da Paróquia.
A reportagem tentou contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Petrolina e não conseguiu.