Enquanto esteve invicto, um dos elogios mais recorrentes feitos ao Vasco era o de que o time montado em 2016 tinha nível de Série A, apesar de disputar a Segunda Divisão. Pois bem, na primeira partida contra um rival da elite do futebol brasileiro depois do Estadual, a teoria não se fez na prática. Diante de um Santa Cruz que é apenas o 18º colocado na Primeira Divisão — e que ainda por cima poupou seis titulares —, a equipe da Colina sofreu para empatar em 1 a 1, em casa, pela Copa do Brasil.
Com o resultado, o Cruz-maltino disputará a partida de volta, na quarta-feira que vem, em Recife, com a necessidade de vencer ou empatar com dois ou mais gols marcados para garantir uma vaga nas oitavas de final. Aos trancos e barrancos, o time segue sonhando disputar a Libertadores em 2017.
— Esse empate não era nossa vontade, o jogo não foi do jeito que queríamos — disse Júlio César: — Temos condições de buscar a vaga na casa deles.
Basta o Vasco fazer a sua parte. Nesta quarta-feira, o Santa Cruz deixou seis titulares fora do jogo, priorizando o Brasileiro. Ainda assim, encontrou um adversário apático. Tanto que, logo no primeiro minuto, Bruno Moraes fez 1 a 0.
Gradativamente, o Vasco acordou. Não jogou bem, mas pelo menos tentou o empate com vontade. Tanto que, aos 43m, Thalles cabeceou, Tiago Cardoso espalmou e Luan marcou.