Vereador Gildásio Barão denuncia mais outra tragédia provocada pela Rede Peba
Redação
O vereador Gildásio Barão (PRTB) se mostrou mais uma vez preocupado com a comunidade de seu distrito de Maniçoba. Na sessão desta terça-feira (28), ele cobrou da administração municipal uma indicação apresentada no ano de 2022 sobre o desmembramento dos serviços psicossociais das unidades de saúde da sede do município.
“Apresentei uma indicação nesta casa no mês de março de 2022 solicitando da prefeita Susana Ramos a descentralização do atendimento NAPS, Núcleo de Apoio Psicossocial para os distritos. O objetivo era prevenir contra tragédias que estão acontecendo. Na semana passada, em Maniçoba, uma criança de 12 anos cometeu suicídio e a escola informou que o aluno precisava de um psicólogo. Na indicação, solicitamos os serviços com fisioterapeutas, psicólogos, neuropediatras. No entanto, esses atendimentos tem que serem descentralizados das UBS”, disse o vereador preocupado.
Gildásio Barão revelou mais outro caso grave, desta vez envolvendo a famigerada Rede Peba. “Quando a gente fala da fila da morte provocada pela rede peba é uma verdade. Porque esta rede escolhe quem vai morrer. No último final de semana, uma criança com 11 anos de idade, sentiu uma dor no pé da barriga, foi medicada, no outro dia teve que vir para Juazeiro. A família peregrinou todos os hospitais públicos da cidade – a criança estava com apendicite -, a apendicite foi estrangulada levando a criança à óbito. Na frente dela tinha 73 pacientes na frente para serem atendidos. A família não tinha condições de pagar um hospital particular. No entanto, esta rede peba causou mais uma vítima”.
O vereador afirmou ainda que o distrito passa por mais dificuldade na área de saúde por não contar com uma ambulância. “Quero reforçar o meu pedido à prefeita Suzana Ramos para que coloque uma ambulância para atender os moradores do distrito. Há quase três anos tenho cobrado, lutado para que esta ambulância chegue em nossa comunidade. O nosso distrito precisa que os serviços funcionem. Os moradores não tem um atendimento básico de saúde”.
Ele fez um alerta ao governo municipal. “O povo de Maniçoba cansou de tantas promessas. Nós observamos no sábado que o PT fez um pedido para realizar a caravana da esperança. Quero dizer mais uma vez, é uma vergonha porque o PT passou mais de 12 anos dominando Juazeiro e o povo da comunidade deu a resposta, ninguém compareceu nessa caravana. O mesmo eu digo para nossa gestão caso não atenda os anseios dos moradores. […] Maniçoba é um distrito rico, um lugar que não chega atendimento, não temos uma UBS e escola reformadas, nada ainda foi feito pela administração municipal. Este é um alerta que faço”.