Vereador Gugu posa de exemplo da moralidade, mas suas contas foram rejeitadas pelo Conselho quando secretário de Jorge Lobo

Ação Popular

Desde o início do mandato do prefeito de Uauá, Bahia, Olímpio Cardoso Filho (PDT) em janeiro de 2013, o vereador de oposição, Deusdete Ferreira de Souza, o popular Gugu (PP), juntou-se a colegas do próprio partido, PT e PSD para bater de frente contra a administração. A partir daquela data um novo palanque estava sendo formado sem desarmar o das eleições de outubro de 2014.

DSCF7760
Telhado de vidro, vereador tem se preocupado mais com sua campanha de prefeito

Com o passar dos meses o clima foi se tornando desagradável estre oposição e situação. Uma CPI chegou a ser criada para apurar possíveis casos de irregularidades na educação, ainda assim, o gestor foi obrigado a ouvir acusações diversas como se estivesse sendo indiciado por um purgatório de inquisidores católicos da era primitiva.

DSCF5333
Vereador Rosevaldo Loiola

Mas se a preocupação do vereador for moralização e zelo com a coisa pública, ele deveria começar dando o exemplo.

“O vereador Gugu é o quem mais tem se destacado em oposição ao governo e isso me admira porque ele fez parte da administração anterior como assessor especial, que uma hora se confundia como de secretário de Ação Social onde o seu ex-prefeito sobrevivia com projetos de suplementação orçamentário que chegaram a 100% e agora é inteiramente contrário ao gestor municipal. Me lembro bem que a secretaria que ele fez parte foi beneficiada inúmeras vezes com valores exorbitantes”, relata o vereador Rosevaldo Loiola (PDT).

Contas rejeitas

Durante o ano de 2012, o então secretário Gugu teve suas contas rejeitadas pelo Conselho devido ao grau elevado de escândalos. Para alguns especialistas em contabilidade pública, o fato deve ter sido um dos principais a obrigar o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM) a opinar pela rejeição das contas do ex-prefeito Jorge Lobo (PRTB), que hoje se encontram sobre apreciação e votação da Casa Legislativa. “As contas do ex-prefeito estão na Casa, e um dos danos foi a rejeição das contas da Secretaria de Ação Social quando foi rejeitada pelo Conselho”, relata Loiola. Na época, advogados, sindicatos e vereadores levaram o caso ao conhecimento do próprio Tribunal. O fato foi destaque na imprensa regional.

Relação de material comprado na época

O vereador Rosevaldo Loiola achou estranho a quantidade de material comprado pelo ex-secretário quando esteve a frente da pasta.

“A quantidade de papel higiênico daria para dar volta ao mundo. O bolo que não era habitual daquela secretaria foram mais de 3.500 sem que soubesse que uma pessoa adulta ou uma criança tenha comido uma fatia. Feijão nas creches sempre teve, mas naquela quantidade só se foi distribuído nas creches da África, foi um numero assustador. Estas contas se encontram na Câmara a disposição da comunidade. Na verdade todas as contas daquela secretaria causam estranheza”, disparou.

IMG_20150420_103952777
Vereador Jerônimo de Oseias diz que deveria antes se preocupar com o passado

Ainda sobre o fato, o vereador Jerônimo de Oseias (PMDB) afirma que o atual inquisidor esqueceu o passado. “O vereador esqueceu o passado.  As contas vão ser votadas agora e serão rejeitadas”.

Candidato forte

O vereador Gugu é um forte  pré-candidato à prefeito e já conta com estrutura e o apoio de famílias influentes da política local a exemplo de Jerônimo Ribeiro para disputar o pleito de 2016.

A reportagem esteve na segunda-feira (20) no município de Uauá, tentou manter contato com o vereador e não conseguiu. Fica aqui o espaço.

Veja abaixo a lista do material comprado na época:

tabela1

tabela2

tabela3

tabela4

tabela5

tabela6

tabela7

tabela8

tabela9

tabela10

tabela11

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *