Vereador reclama da saúde; comunitária rebate: “Lamento é a falta da presença dos vereadores na UPA e no hospital Traumas”
Ação Popular
As queixas em relação à má qualidade dos serviços prestados pelos hospitais públicos na região do Vale do São Francisco são cada vez mais frequentes. Os problemas do setor público de saúde são velhos, onde constantemente pacientes tem que enfrentar grandes filas, a falta de médicos e sem contar o mau atendimento por parte de alguns funcionários.
São constantes as denuncias veiculadas na imprensa pela péssima falta de atendimento, medicamentos, leitos, ocorrências de mortes ou até mesmo falta dos cuidados mais básico. Casos diários comprovam o caos da Saúde Pública no Estado da Pernambuco, inclusive em Petrolina onde pacientes são tratados como indigentes. De acordo com a população a situação vem causando revolta em pacientes que buscam atendimento no hospital.
O vereador Zenildo do Alto do Cocar (PSB) atribui o descaso a prefeitura Municipal de Petrolina. “Essa semana repercutiu na imprensa a criança que veio a óbito no hospital devido a demora no atendimento, sabemos das dificuldades do Dom Malan devido a redução de recursos, é preciso que o prefeito Julio Lossio der mais atenção a saúde básica do município, ele não vem se preocupando com isso, os postos de saúde precisam de mais atenção, muitas das vezes faltam medicação para diabéticos, hipertensos e não há consultas para as gestantes com os médicos ginecologistas e isso vem acarretando alguns óbitos de crianças, as gestantes precisam de um acompanhamento correto e isso não vem acontecendo”.
Na ocasião, ele avaliou o trabalho das Ame’s. “Uma das nossas preocupações maiores era os atendimentos das Ame’s e este final de semana estive visitando as do bairro Antonio Cassimiro e Vila Mocó e depois de bater muito na câmara o atendimento melhorou. Agora vamos cobrar do prefeito a finalização da nova UPA de Petrolina, a demora dos exames e consultas, entre outros. Precisamos está de mãos dadas a favor da nossa saúde, vou cobrar do Governador Paulo Câmara e do deputado Fernando Filho mais emendas”.
A moradora Eva que reside no Bairro Alto do Cocar, falou que presenciou o sofrimento de uma jovem gestante de 16 anos no hospital. “Os partos cesarianos só são realizados após passar pelo médico, a partir daí é que saberemos se será realizado ou não o parto e foi isso que aconteceu com a jovem que perdeu o seu filho, ela sofreu bastante e ela não tinha menor condição de ter o seu filho por parto normal, mas mesmo assim eles insistiram e aconteceu o pior”.
Sobre o atendimento das Ame´s, ela foi contra a denuncia do vereador. “Não estou aqui para defender a gestão de Lossio, mas as Ame´s vem sim fazendo os atendimentos necessários, nos bairros Jardim Amazonas e Alto do Cocar faz todos os atendimento, mesmo tendo algumas deficiências, o que lamento é a falta da presença dos vereadores na UPA e no hospital Traumas – as pessoas que procuram um atendimento médico já chegam com muitas dores e acho que está faltando fiscalização por parte dos vereadores. Queremos atitudes dos vereadores e demais lideranças políticas, eles dizem que vão se unir, mas o que se vê aqui na região é somente briga e só aparecem em época de campanha política, inclusive durante períodos de festas”, disparou.
Com informações de Marcos Aurélio/Rádio Jornal