Vereadores de oposição não autorizam convênio para contratação de carros-pipa em Uauá
Grazzielli Brito – Ação Popular
A população de Uauá, Bahia, está sendo prejudicada pela postura de oposição irresponsável adotada na Câmara de Vereadores. A maioria da casa legislativa é de oposição ao governo Olímpio Cardoso – que tem como meta não deixar o prefeito trabalhar prejudicando o população de modo em geral – e segundo o vereador Jerônimo de Óseas (PMDB), a exemplo do ocorrido na ultima sexta (19) quando eles se negaram a autorizar um convênio entre a prefeitura e a CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional), para contratação de seis carros pipa.
A CAR é uma empresa, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento e Integração Regional da Bahia e coordena programas de combate à pobreza rural. Nesse intuito a prefeitura de Uauá conseguiu um convenio com o governo do Estado para melhorar a situação difícil das pessoas da zona rural levando água para 24 famílias.
Quando o vereador Jerônimo de Oseas levou para a câmara o pedido de dispensa de prazo regimental e a votação para autorização do convênio que segundo o mesmo chegou à prefeitura atrasado eles se negaram a votar. “Fiquei surpreso. Entrei com requerimento na casa legislativa pedi a todos os colegas pra gente incluir esse projeto em pauta e que ele fosse votado naquela sessão com o intuito de não prejudicar a Operação Carro Pipa e a população carente e eles se negaram”.
O convênio está no valor de 65 mil reais e distribuirá água para 24 famílias cadastradas, sendo que precisa ser enviado para a CAR até quinta-feira (25), com a negativa da câmara Uauá corre o risco de perder o convênio. “Isso significa que eles estão tentando aterrar as coisas, para prejudicar a administração municipal, mas estão prejudicando a população”, disse Jerônimo.
Quem detalha o ocorrido na sexta-feira, é o assessor parlamentar dos vereadores da situação, advogado Pedro Peixinho. “Jerônimo pediu dispensa do prazo regimental que foi aprovado. Só que o vereador Miroval Ribeiro, do PT se colocou contra, junto com o Emerson Moraes (PSD), dois incoerentes. O presidente ficou calado, mas é um grande traíra. Eles já tinham aprovado e depois da exposição dos dois vereadores ficaram contra. Quiseram justificar que tinham que estudar o projeto. Isso é analfabetismo parlamentar, esse dinheiro é do governo do Estado, não passa nem pela prefeitura ela vai ser a executora”.
O advogado lamenta a posição dos oposicionistas. “Quantas carradas de água, para acabar a sede do povo. E esses caras estão contra o povo! O vereador Miroval principalmente. Eles estão com dor de cotovelo porque perderam a eleição no executivo e agora se voltam contra seus próprios eleitores e o povo de modo em geral”.
“Miroval e Emerson são incoerentes e os outros são ‘Maria vai com as outras’. O vereador Carlinhos de Moisés (PSL) é um camaleão, quando é pra beneficiar ele, ele vai beijar a mão do prefeito, e depois vota contra. Isso que eles fizeram é um absurdo, estamos fadados a perder esse convênio”, disse Peixinho indignado.
“Eu fiquei estarrecido. Entendo que eles fazem isso em uma oposição irresponsável, sem critérios. Entendo que o bom vereador faz oposição ferrenha quando o prefeito esta fazendo coisa errada, mas não assim prejudicando a população. Eles estão se prevalecendo de um golpe que eles deram onde tiveram maioria por compra de voto e fizeram seis vereadores”, finalizou.
Com a palavra os vereadores de oposição.