Vereadores do Recife formam chapa para as próximas eleições e podem apoiar Jarbas Vasconcelos
A pouco mais de um ano para as eleições municipais, as articulações para o pleito já começam a se desenhar na Câmara Municipal do Recife. Pelo menos nove vereadores da Casa de José Mariano já integram uma chapa para a disputa do próximo ano. Apesar de o grupo já ter declarado apoio à reeleição do prefeito Geraldo Julio (PSB), nos bastidores não se descarta um alinhamento a uma possível candidatura do deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB), que vem sendo ventilada nos últimos meses.
O grupo é formado pelos governistas Jadeval de Lima e Eduardo Chera, ambos do PTN, Romerinho Jatobá (PR), Marcos Menezes (atualmente no DEM, mas que deve ir para o PMDB), Estéfano Menudo (PSB), Aderaldo Pinto (PRTB), Wanderson Florêncio (PSDB), além de Augusto Carreras e Eurico Freire, ambos do PV. Segundo Aderaldo o grupo está conversando com outros membros do Legislativo municipal. Ele ainda destacou que, nesta quarta-feira (12), Carreras vai se encontrar com Geraldo Julio para informá-lo de que a chapa apoiará a sua reeleição. “Também queremos saber de que forma ele poderá nos apoiar”, disse. Nesta semana, o grupo se reuniu para traçar algumas estratégias com vistas às eleições do próximo ano.
No entanto, nos bastidores do Legislativo circulam informações de que todos os membros da chapa podem migrar para apenas um partido com o objetivo de fortalecer politicamente os integrantes. As siglas mais cotadas são o PV, o PEN ou o PMDB (neste caso, numa sinalização de que o grupo poderá apoiar a possível candidatura de Jarbas Vasconcelos à prefeitura). A “chapinha” é vista, ainda, como uma forma de agregar vereadores que têm a mesma força política, já que se comenta que eles não seriam competitivos nas grandes chapas eleitorais.