Vereadores perdem mandatos em Carpina por fraude nas cotas de gênero

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu, por unanimidade, pela cassação das chapas de cinco vereadores do Democratas (DEM), Republicanos e PSL no município de Carpina, Mata Norte do Estado, por fraude nas cotas de gênero durante as eleições de 2020.

Perdem seus mandatos Marcelo Ferreiro e Júnior de Salete, eleitos pelo PSL; Xandinho e Kakai, pelo Republicanos; e Cássia do Moinho, pelo DEM.

Os partidos teriam lançado, ao todo, cinco candidatas consideradas “laranjas” para cumprir a cota de 30% de representatividade de gênero, sendo dois nomes do Republicanos, outros dois do DEM, e um do PSL. Os votos recebidos pelas chapas foram anulados.

São consideradas fraudulentas as candidaturas que não fazem campanha, não possuem movimentação financeira, e registram votação zerada ou próxima de zero. Ainda, uma das candidatas teria sido inscrita em disputa com o filho, e não foi comprovada concorrência entre eles.

A decisão tem efeito imediato, mas cabe recurso. O juizado eleitoral de Carpina deve realizar a recontagem dos votos e redistribuição das cadeiras aos novos eleitos. A representação das siglas na Câmara Municipal deve mudar com a nova configuração.

Do Diario de Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *