Vereadores Ronaldo Cancão e Zé Batista se rebelam contra grilagem de terrenos ‘público’ em Petrolina

Da Redação

Os moradores da COHAB Massangano, na zona oeste de Petrolina, não estão nada satisfeitos com a construção de um edifício na comunidade. O terreno  é alvo de brigas entre os moradores e empresários da região que pertenceria à Associação Beneficente e Educacional dos Seniores de Petrolina – Abespe. Atualmente, o local é destinado às práticas esportivas.

Segundo o diretor da Abespe, Davi Amorim, a área está registrada em nome da associação há mais de 10 anos. “No terreno, há um campo de futebol que teve a iluminação inaugurada recentemente pela gestão municipal. No entanto, uma equipe de eletricistas da própria prefeitura já teria ido ao local para derrubar os postes numa tentativa de beneficiar os empresários”.

“Em Petrolina tem muita coisa irregular, na verdade quem tem dinheiro é quem leva vantagem, temos que acabar com isso. O terreno foi passado para a câmara em 1999 e recebemos das mãos de Doutor Geraldo Freire e agora o empresário Rodrigo Coelho quer ser dono, alguma coisa está errada e não vamos permitir isso não”, acrescentou.

De acordo com o mapa topográfico, a área referida foi doada à Abespe através da Lei Municipal de nº 905/1999. Em seguida, no ano de 2001, a área foi registrada no cartório de 1º Ofício, extraído do Livro 131, folha 117, matrícula nº 25.209, certidão cinqüentenária. Portanto há mais de 10 anos a referida área já é registrada em nome da associação.

RONALDO-CANCAO-2404_JPG
Cancão diz está indignado com os casos de grilagem

Sobre o assunto, o Vereador Ronaldo Cancão (PSL), faz um apelo aos demais vereadores para que os mesmo intervenham junto ao executivo o terreno doado a Abespe. “Estou com a certidão das 3 instituições, a primeira foi da fazenda Sales registrada em 2011, a segunda foi vendida para a fazenda Bela Vista III e foi registrada em dezembro de 2011, a terceira é da Abespe que foi registrada em 2001. 10 anos depois surgem outros donos, peço aos senhores vereadores que ajudem nessa negociação desrespeitosa com Abespe”.

persio-e-lossio
Líder do prefeito Lossio afirma que a área é particular

Por outro lado, o vereador situacionista Pérsio Antunes (PMDB), disse que a área é particular. “Aquele espaço foi usado ao longo dos anos dentro de uma área particular, hoje a área está sendo loteada, a empresa que estar loteando vai localizar uma outra área para ser instalado o campo de futebol. O local vai ser vendido e tem que ter compreensão de como as coisas são e não como a gente quer que ela seja se existe uma empresa que é dona de um terreno e emprestou o terreno para a Abespe, acho que deve ter um bom diálogo para chegar a um acordo das ambas as partes”.

Zé-Batista5
Vereador Zé Batista votou na época no projeto que doou a área a associação

Por sua vez, o vereador José Batista (PDT), rebateu os argumentos do líder do prefeito Júlio Lossio (PMDB)  afirmando que na época era vereador e votou a favor da lei de doação do terreno para Abespe. “Eu votei o projeto de lei referente a doação dessa área para Abespe, a lei dizia que tinha que construir alguma coisa durante 24 meses, de repente aparece alguém vendendo essa área, tem alguma coisa muito nebulosa por traz disso. No meu atendimento o dono do terreno é a Abespe”.

Mais problemas

Depois da polêmica sobre o terreno da Cohab Massangano que teria dois donos, uma imobiliária e uma associação do bairro, outras irregularidades surgiram envolvendo áreas públicas de Petrolina. Desta vez, o cidadão Antonio Aurélio afirmou que também há possíveis vendas de uma área no Loteamento Santo André, bairro Mandacarú, Terras do Sul e no São Joaquim.

“Essa atitude de apropriação dos terrenos são de grileiros, está tendo grilagens nos bairros Terras do Sul e no São Joaquim, eles chegam nas comunidades e olham os terrenos que estão vazio, a partir daí fazem um documento falso de compra e venda, em seguida ameaça os moradores dizendo que se os mesmo não saírem derrubam a casa e agride as pessoas. Queremos a intervenção do Ministério Público, estamos com medo de haver uma violência generalizada no local, esses grileiros estão ocupando vários bairro em Petrolina”, concluiu o cidadão Antonio Aurélio, conhecido como Gordo.

Informações de Waldiney Passos/Rádio Jornal do Commércio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *