/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/i/D/QTVgILROKt8c827d1Nxg/2026-02-06t080510z-1934874523-rc28gjaya04q-rtrmadp-3-ukraine-crisis-russia-shooting.jpg)
Foto de arquivo: tenente-general russo Vladimir Alexeyev discursa em local desconhecido — Foto: Ministério da Defesa da Rússia/Divulgação via REUTERS
Um vice-chefe da inteligência militar da Rússia foi baleado e ferido em Moscou nesta sexta-feira (6), em um ataque que ocorre após uma série de atentados contra altos oficiais militares que a Rússia atribuiu à Ucrânia.
O tenente-general Vladimir Alekseyev foi atingido várias vezes por um agressor não identificado em um prédio residencial no noroeste de Moscou e foi hospitalizado, afirmou em comunicado Svetlana Petrenko, porta-voz do Comitê Investigativo.
Petrenko não informou quem poderia estar por trás do ataque contra Alekseyev, que atua como primeiro vice-chefe da inteligência militar russa desde 2011.
O tiroteio ocorreu um dia depois de negociadores da Rússia, Ucrânia e Estados Unidos concluírem conversas em Abu Dhabi com o objetivo de encerrar a guerra que já dura quase quatro anos na Ucrânia. A delegação russa foi liderada pelo chefe da inteligência militar, almirante Igor Kostyukov.
Desde que Moscou enviou tropas para a Ucrânia há quase quatro anos, autoridades russas têm responsabilizado Kyiv por assassinatos de oficiais militares e figuras públicas na Rússia. A Ucrânia assumiu a autoria de alguns deles, mas ainda não comentou o ataque contra Alekseyev.
Em dezembro, um carro-bomba matou o tenente-general Fanil Sarvarov, chefe da Diretoria de Treinamento Operacional do Estado-Maior das Forças Armadas russas.
Em abril, outro alto oficial militar russo, o tenente-general Yaroslav Moskalik, vice-chefe do principal departamento operacional do Estado-Maior, foi morto por um explosivo colocado em seu carro, estacionado perto de seu prédio, nos arredores de Moscou. Um suspeito foi rapidamente preso.
Dias após a morte de Moskalik, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, disse ter recebido um relatório do chefe da inteligência estrangeira ucraniana sobre a “liquidação” de altos militares russos, acrescentando que “a justiça inevitavelmente chega”, embora não tenha citado Moskalik nominalmente.
Em dezembro de 2024, o tenente-general Igor Kirillov, chefe das forças de defesa nuclear, biológica e química do Exército russo, foi morto por uma bomba escondida em um patinete elétrico do lado de fora de seu prédio. O assistente de Kirillov também morreu. A Ucrânia assumiu a responsabilidade pelo ataque.

![[Pré-venda] Seleção dos ‘Esquecidos’: Especial Copa do Mundo [Pré-venda] Seleção dos ‘Esquecidos’: Especial Copa do Mundo](https://acaopopular.net/jornal/wp-content/uploads/2026/06/capa-ok-276-1-800x450-1-70x50.jpg)























/s2.glbimg.com/iD-P4bIbqMsUg0OLbHDrlTeHmi8%3D/200x0/filters%3Aquality%2870%29/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2016/o/l/biIJynSuWsi0yPysOB9A/2016-11-08.jpg)