Vice-presidente do Consórcio Regional de Saúde, Jilson Cardoso, revela necessidade de apoio do Governo do Estado para implementar políticas públicas

 

 

Redação

O prefeito do município de Canudos, Jilson Cardoso (PSD), esteve nesta sexta-feira, em Juazeiro, participando da eleição e posse da nova direção Consórcio Sustentável Territorial do São Francisco, Constesf, que escolheu como presidente o prefeito do município de Remanso, Marcos Palmeira (PC do C) para o biênio 2025/2026. A escolha aconteceu com a presença dos dez prefeitos que fazem parte do território. 

“O nosso desejo é que o novo presidente consiga implementar mais ações, articulando mais projetos com nosso governador Jerônimo política voltados para o desenvolvimento de nossa região com ações de infraestrutura em parceria com o Consórcio de Saúde, do qual sou vice-presidente. Então o objetivo dos dois consórcios e desenvolver um projeto de política diferente já que o governo do estado está com uma logística diferente visando a melhoria da população”, disse.

O CONSTESF tem a responsabilidade de conduzir manutenção das estradas estaduais e vicinais que cruzam os municípios consorciados, de alugar e emprestar máquinas e veículos para obras de prevenção à seca. O órgão substituiu o DERBA e mantém um quadro de técnicos à disposição das prefeituras para a realização de projetos e estudos. Com o passar dos anos, algumas máquinas terminaram ficando abandonadas em lugares espalhados da região. “Com relação a esses problemas de funcionamento das máquinas, temos que acionar o governo do estado, mas também temos que chamar essa responsabilidade para nós prefeitos que estamos utilizando esses equipamentos. Eu sei que o recurso é limitado, mas quando une os dez municípios a gente consegue fazer muito. Agora o que não podemos e fazer a revisão de maquina de uma só vez. […] Temos que sentar com o governo Jerônimo, apresentar proposta para que possamos adquirir novos equipamentos para que tenhamos condições de atender as necessidades dos municípios. Em Canudos, por exemplo, é um município extenso e precisamos fazer manutenção das estradas vicinais, não temos conseguido nada de recurso extra, todos os gastos são do próprio município, que para nós é uma despesa muito alta”.

O prefeito Jilson Cardoso concluiu reforçando sua confiança no Governo do Estado. “Temos boas expectativas para o ano de 2025, e o governador Jerônimo tem nos ajudado bastante na execução de projetos estruturantes que estão dando mais dignidade ao nosso povo, sou muito grato”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *