A cantora Maria Bethânia ao lado do ator Antonio Pitanga
Matheus Brant

A cantora Maria Bethânia ao lado do ator Antonio Pitanga

Você sabia que Maria Bethânia foi a primeira namorada de Antônio Pitanga ? Palavras do próprio ator à cantora, ditas numa cena do  documentário “Pitanga”, dirigido pela filha dele, Camila, e por Beto Brant. O trecho viralizou nas redes sociais quatro anos após o lançamento do filme.

Às gargalhadas, os hoje bons amigos narram como se conheceram, em Salvador, há mais de cinco décadas. À época, Bethânia era estudante. Estava a caminho do colégio quando esbarrou com Pitanga, que havia ido visitar um vizinho dela. Ao ver a jovem, o ator logo se ofereceu para acompanhá-la.

“Eu tinha receio de te tocar e invadir”, revela ele à cantora no documentário, que está disponível no Amazon Prime Video. “Pedia licença e ficava olhando assim. Minha linda normalista.” Na cena, o ator afirma que a jovem foi sua primeira namorada. E ela devolve: “É mesmo? Você foi meu primeiro em Salvador”.

A cantora também compara o namoro com Pitanga ao que viveu com João Gilberto, por quem se apaixonou em seguida. “Ai, eu fiquei péssima, que paixão errada! Era tão feliz com você!”, conta, aos risos. “(Pitanga) Era pura saúde, me levava para piquenique, para a praia, para o colégio. Com João era depressão, angústia”.

Em entrevista ao Extra em 2017, o ator se divertiu ao comentar a cena: “Meu namoro com Bethânia foi ótimo! Éramos jovens, nos curtimos muito, mas depois ela me trocou pelo João Gilberto . Foi uma troca incrível”.

No fim do trecho, a baiana de Santo Amaro manda um beijo para a ex-governadora do Rio Benedita da Silva , mulher de Pitanga. “Fala para ela não ter ciúme não, que ela sabe de tudo”, diz Bethânia.

Bem que a Abelha Rainha já dizia: “não adianta nem me tentar me esquecer.”