Vídeo mostra PMs correndo atrás de carro de turista baleada na Rocinha

Gustavo Goulart

Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que o carro que estava com a turista espanhola morta por um tiro de um policial passou pela Rua José Paulino da Silva, na Rocinha, na Zona Sul. Logo após o veículo, aparecem três policiais militares correndo. Segundo comerciantes, foram ouvidos cinco tiros vindos do Largo do Boiadeiro, bem próximo dali, e, segundos depois, outros quatro disparos.

De acordo com a polícia, o motorista não obedeceu à ordem de parar o veículo em um bloqueio e seguiu. Um tenente da PM disparou. O oficial foi preso em flagrante pela Corregedoria da comportação. Um soldado que fez um disparo a esmo também foi autuado em flagrante. Maria Esperanza Jimenez Ruiz, de 67 anos, estava na parte de trás do carro, que levava ainda em um Fiat Freemont com um guia, um italiano, e mais dois espanhóis. Os vidros do carro tinham uma película escura de proteção.

Maria Esperanza estava de férias na cidade junto com o irmão e a cunhada, de acordo com informações do jornal “El País”. Ela natural de Puerto de Santa María, Cádiz, na Andaluzia, no sul do país. Ela chegou a ser socorrida e levada para o Hospital Miguel Couto, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Em nota, a PM afirma que está apurando o caso.

Mais cedo, um policial militar foi atingido na cabeça e o outro, no peito na comunidade, que vivencia, desde 17 de setembro, uma disputa pelas bocas de fumo travada pelas quadrilhas de Rogério Avelino dos Santos, o Rogério 157, e de Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, preso em Rondônia. Os dois PMs foram levados para o Hospital Miguel Couto. Em nota, a PM diz que um suspeito também ficou ferido no confronto.

Os disparos na favela foram ouvidos em vários locais da Zona Sul. Na Pontifícia Universidade Católica (PUC), na Gávea, alunos e professores se assustaram com os barulhos dos disparos. No Alto Leblon, moradores relataram ter ouvido rajadas vindas na região de mata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *