As imagens do canal Clima ao vivo mostram a formação das nuvens negras que desabaram em temporal sobre Belo Horizonte na tarde dessa sexta-feira (16/3). A tempestade surpreendeu moradores e deixou estragos como ruas alagadas e árvores caídas, além de desabamentos e soterramentos na capital mineira. O vídeo do Clima ao vivo foi publicado na própria sexta.
Circula em mensagens de Whatsapp outro vídeo, de autoria desconhecida, que supostamente registra o mesmo temporal, sob o ponto de vista de um passageiro que estaria em um ônibus, em Caeté na Serra da Piedade. Com as informações disponíveis até o momento, não é possível, contudo, confirmar a veracidade ou atualidade das imagens.
Este perfil do Youtube publicou o vídeo, mas não deixa claro se foi responsável pelo registro. O dono do perfil ainda não retornou o contato da reportagem.
Fake news
No fim de fevereiro, um vídeo falso – também atribuído a formação de temporal na Grande BH – enganou muita gente nas redes sociais. De acordo com o Instituto Clima Tempo da PUC Minas, as imagens não correspondem a topografia de Belo Horizonte, conhecida por ser a capital dos relevos e morros.
As imagens foram registradas em Tucson, a segunda cidade mais populosa do Arizona, nos Estados Unidos em 2015. O vídeo que circula nas redes sociais foi editado. A versão original foi veiculada no canal no Youtube da Barcroft TV, uma emissora americana. Na edição, a legenda e o áudio original foram excluídos, o que reforça a possibilidade do engano.