[Vídeos] Em Casa Nova, houve a Guerra Pau de Colher, um massacre jamais esquecido

Da Redação
Há 80 anos um massacre realizado pelo Estado matou de cerca de mil pessoas no sertão baiano. A comunidade de Pau de Colher, localizada no município de Casa Nova (BA), foi palco de um capítulo de horror da nossa história que deixou consequências até hoje. Oito décadas depois, a visão negativa criada em torno do movimento camponês religioso ainda é presente, mas a comunidade continua resistindo ao esquecimento do poder público, através da difícil tarefa de contar a versão da luta popular desta história e preservar a memória.
Confira a reportagem especial realizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT),  sobre os 80 anos da Guerra de Pau de Colher.

Em outro documentário, o vídeo traz relatos emocionantes de nove sobreviventes que na época tinham entre 4 e 21 anos de idade. Hoje eles podem ser considerados as últimas memórias vivas do que aconteceu naquele lugarejo.

O documentário tem também a participação do historiador Gilmário Brito e do pesquisador Silvio Pinto, que lançou um livro narrando com mais detalhes essa história. Para adquirir o livro entre em contato por [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *