Vital tinha sua Floresta no coração

Opinião

Convivi pouco, mas o suficiente para conhecer a forma apaixonada e apaixonante como o ex-deputado Vital Novaes, que morreu, ontem, aos 80 anos, encarava a política e a vida pública. Vindo da sua Floresta, onde Novaes e Ferraz têm uma rixa histórica e não falam o mesmo dialeto, conseguiu ser respeitado e elogiado até pelo clã adverso.

Vital era da escola pessedista de Miguel Arraes, pontuada por poucos arroubos e controlados, sabedoria no trato e gestos largos, muito parecida com a maneira de Tancredo Neves, JK, Afonso Pena e Milton Campos. Na defesa de sua terra natal, que carregava no coração, era intransigente. Superou as maiores adversidades pelo diálogo, que só não era maior do que a sua simplicidade e a sua humildade.

Numa época na qual políticos vindos do Interior, especialmente dos grotões, pequenos colégios eleitorais, tinham dificuldades de atingir os votos necessários para virar parlamentar estadual, Vital emplacou seis mandatos na Assembleia Legislativa, sempre partindo da sua Floresta com um balaio de votos. Seu discurso propagado por outros rincões além do Sertão de Itaparica tinha na legenda compromisso e lealdade a sua gente sertaneja.

Por isso, foi tão bem-sucedido na vida pública. Era tão sábio que soube parar na hora certa, passando o bastão para o seu filho Rodrigo Novaes, que o sucedeu por quatro mandatos na Alepe e agora dá continuidade ao legado do pai como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Vita entendia o ofício da política como uma ação cuja abrangência alcançava todos os cidadãos.

Nunca se omitiu da política para não dar espaço aos malfeitores da vida pública. Rodrigo e os demais filhos devem ter um orgulho danado do pai, pelo comportamento retilíneo dele na vida pública, sua lealdade, discrição e um dos seus maiores traços: um homem de família, extremamente devotado aos filhos, à esposa e aos netos.

Primeira homenagem – Ao tomar conhecimento, ontem, da morte do ex-deputado Vital Novaes, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou que o novo pátio reformado da feira da Encruzilhada será batizado com o nome do ex-parlamentar sertanejo. “É com tristeza que lamento o falecimento de Vital Novaes. Será uma honra homenageá-lo dando seu nome ao pátio da feira da Encruzilhada, que será completamente reformado. Meus sentimentos aos familiares e que Deus possa confortá-los nesse momento difícil”, afirmou Campos.

Do Blog Magno Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *