Vitória e Jacuipense fazem confronto baiano por vaga na Copa do Nordeste

Elenco do Vitória reunido no Barradão, na estreia da temporada 2023
Elenco do Vitória reunido no Barradão, na estreia da temporada 2023 (Pietro Carpi/EC Vitória)

Times se enfrentam às 16h deste domingo, no Barradão; veja possíveis escalações

O Vitória está a um passo de voltar a disputar a chave principal da Copa do Nordeste. Fora da última edição, o rubro-negro quer figurar outra vez entre os protagonistas do regional. Para isso acontecer, precisa vencer o Jacuipense, neste domingo (8), às 16h, no Barradão. O jogo decide qual dos clubes baianos avançará à fase de grupos, que já tem Atlético de Alagoinhas e Bahia garantidos.

Apesar do caráter decisivo, a partida contra o Jacuipense é apenas a segunda de cada clube no ano. Na quinta-feira, o Leão venceu o Cordino, do Maranhão, por 2×1, e se credenciou para disputar a segunda fase preliminar.

Rodrigo Andrade foi o autor do primeiro gol do Vitória e do futebol profissional brasileiro em 2023. Os outros dois foram assinalados contra, pelos zagueiros Camutanga e Keven. O deste último garantiu a classificação nos acréscimos.

Treinado por Jonilson Veloso, o Jacuipense chega à decisão com moral após golear o Altos, do Piauí, por 4×1, com gols de Flávio, Jeam e Welder (duas vezes), na Arena Valfredão, em Riachão do Jacuípe.

Apesar do clube do interior ter feito mais saldo de gols, o confronto será no Barradão porque o critério é o ranking da CBF, em que o Vitória se encontra em melhor posição. É partida única. Ganhou, etá dentro. Perdeu, está fora. Em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis.

Tanto Vitória como Jacuipense participaram da fase eliminatória da edição 2022, e nenhum conseguiu se classificar. A equipe do interior caiu diante do ABC e a da capital saiu para o Botafogo-PB. Dessa vez, um deles escreverá roteiro diferente este ano.

No lado rubro-negro, o técnico João Burse segue sem contar com oito dos nove jogadores que desfalcaram o time na estreia contra o Cordino. O meia Eduardo vai cumprir o último jogo da suspensão imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, referente a uma briga em jogo da Série C 2022. Os demais estão lesionados ou não puderam ser inscritos porque a janela de contratações só abre no dia 11.

A exceção é o volante Léo Gomes, que já está recuperado de uma contusão na coxa. Caso seja convocado, ele disputa posição com João Pedro, que herdou a vaga diante da equipe maranhense.

Diante das restrições, o técnico João Burse não vai mexer muito no time que estreou contra o Cordino. Além da possibilidade da entrada de Léo Gomes no meio-campo, ele deve promover mudança no ataque. Recuperado de um edema na coxa, Rafinha começou no banco contra a equipe maranhense, entrou no intervalo e deve ser titular. Se isso acontecer, a tendência é que Gegê fique como opção entre os reservas.

A escalação provável do Vitória tem: Dalton, Railan, Marco Antônio, Camutanga e João Lucas; João Pedro (Léo Gomes), Rodrigo Andrade e Diego Torres; Osvaldo, Tréllez e Rafinha (Gegê). 

No Jacuipense, a palavra do momento é confiança após a goleada de 4×1 sobre o Altos. O time tem o zagueiro Kanu, ex-Vitória, e o único desfalque deve ser o atacante Thiaguinho, em tratamento de lesão na coxa. Ele já não enfrentou o Altos.

Assim, a escalação do Jacuipense pode ser repetida: Jean, Raphinha, Kanu, Weverton e Radar; Wilian Kaefer, Fábio Bahia e Flávio; Welder, Jeam e William.

O atacante Welder, autor de dois gols sobre o time piauiense, é um dos destaques do Jacupa desde o ano passado. “Muito feliz pela partida, pela vitória da equipe, uma vitória elástica, que nos dá uma confiança. E feliz pelos gols na partida, né? Que também me dá confiança”, disse o camisa 10 logo após o jogo de quinta-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *