Você sabe o que é a Síndrome do Intestino Irritável? Medico da Unimed VSF explica

Segundo o coloproctologista da Unimed Vale do São Francisco, José Antônio Guimarães Bandeira, a Síndrome do Intestino Irritável é uma doença que atinge o intestino grosso (cólon) e afeta a motilidade e a sensibilidade intestinal sem estar associada a nenhuma alteração na estrutura e bioquímica das células do órgão.  Ainda não se sabe ao certo o que pode causar os seus sintomas, entretanto alguns alimentos e o stress estão relacionados ao início ou a piora do quadro.

Dr José Antonio Bandeira
Dr José Antonio Bandeira

“Na verdade os pacientes com a síndrome parecem que tem um sensibilidade aumentada aos diferentes estímulos presentes na luz do intestino grosso. A maioria das pessoas sentem dor, desconforto e distensão abdominal gasosa que estão associadas a alterações nas fezes’, explica o médico.

Alguns pacientes apresentam constipação, diarreia ou os dois alternadamente. “Muco nas fezes pode ser um achado comum. O diagnóstico é feito com a história clínica e o exame físico. Não existe nenhum exame específico para a síndrome e estes somente devem ser solicitados para afastar outras doenças”, alerta o coloproctologista.

 A doença afeta em média 20% da população e as mulheres são mais afetadas. O profissional indica quando procurar o médico. “Todo paciente que apresente dor ou desconforto abdominal associado a alteração nas fezes deve procurar um especialista”, ressalta Bandeira.

Sobre o tratamento o médico detalha que “pode ser feito com uma mudança alimentar procurando-se identificar aqueles alimentos que pioram a doença assim como pode-se introduzir medicamentos que vão controlar a sintomatologia como antiespasmódicos, antidiarreicos, laxantes, fibras e antidepressivos. Na maioria das vezes, faz-se necessário um tratamento multidisciplinar com a participação do médico, nutricionista e psicólogo, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *