Wilsa Carla, uma celebridade que faz parte da história do país
Começou sua carreira artística fazendo uma participação no filme Chico Viola não Morreu, em 1955. sob convite do diretor e roteirista Carlos Manga, que lhe ofereceu outras oportunidades no cinema e na TV à época
Em seguida, torna-se candidata de concursos de beleza e de fantasias carnavalescas. Em 1957, venceu o concurso Rainha das Comerciárias. A seguir, foi tricampeã dos concurso Rainha do Carnaval do Rio de Janeiro. em 1957, 1958 e 1959
Assim, abriu espaço para sua carreira como vedete no teatro de revista e como intérprete de papéis sensuais em filmes da era das chanchadas.
Além do Filme: Chico Viola não Morreu ao lado de Moacyr Deriquém, Heloísa Helena e Cyll Farney, participou também de: Minha Sogra é da Polícia com Costinha, Roberto e Erasmo Carlos, Paulo Silvino, Violeta Ferraz entre outros, também: Genival é de Morte com Zé Trindade e Adelaide Chiozzo, entrou outros filmes …
Nos anos 70 aproveitando o fato de que havia engordado bastante, celebrizou-se nos filmes do gênero “pornochanchada”
grande momento de Wilza na televisão foi interpretando as personagens Dona Redonda e Dona Bitela, na novela Saramandaia, exibida em 1976 pela Rede Globo, Wilza Carla reviveu a personagem na mininovela Expresso Brasil em 1987.
A última novela em que atuou foi A História de Ana Raio e Zé Trovão, de 1990, produzida pela extinta Rede Manchete. Foi também jurada em programas de calouros, em especial o de Silvio Santos.
Wilza namorou com o figurinista Eduardo Caldas Fayão ‘Carlos Gil’ (1957). Teve um romance com o Ex-Governador do Rio de Janeiro Carlos Lacerda (1957/1958). Foi casada com o piloto Edinaldo Leal (1972/197?); com o modelo Paulo Bezerra (1979/1980), uma filha: Paola Fayeza Bezerra da Silva; e com Cláudio Vilarim (198?/1999).
Sérios problemas de saúde, agravados pela obesidade, afastaram-na da carreira artística a partir da década de 1990. No final de sua vida, Wilza sofria de diabetes e do Mal de Alzheimer.
Faleceu em 18 de junho de 2011 em São Paulo de Complicações cardíacas e em decorrência da diabetes.