Wilson Cota revela que encontrou Casa Nova em “estado de horror”
Grazzielli Brito – Ação Popular
Que a situação dos municípios brasileiros, recentemente, é de dificuldade, por conta da diminuição de algumas receitas, isso é fato. Mas, nada justifica o ‘quadro de horror’ deixado no município de Casa Nova pelo ex-prefeito Orlando Xavier (PR). E como se não bastasse a péssima administração pública, existem indícios de que muita coisa foi feita no intuito de dificultar o trabalho da atual gestão.
O novo secretário de governo do município, Anastácio de Castro Neto, revela que assumiu uma secretaria com dificuldades que atrapalham o bom andamento da administração. “Hoje, trabalhamos em uma prefeitura onde não encontramos informação alguma. A irresponsabilidade chegou ao ponto da serem retirados os HDs dos computadores, eles zeraram as informações da prefeitura”.
Lixo e imundice
Com tudo isso, Neto lembra a força de vontade de Wilson Cota e sua equipe em resolver todos esses problemas e administrar o município da melhor forma. “A vontade de trabalhar por Casa Nova é muito maior que essas dificuldades todas. Hoje o município tem um prefeito corajoso, aguerrido e comprometido com o povo. Não temos hora pra trabalhar, começamos cinco da manhã e não temos hora pra terminar. O governo Wilson Cota será marcado como o melhor que já visto aqui”.
O prefeito revela que nesses primeiros quinze dias, foram muitas as constatações de improbidade administrativa e que tudo deve ser encaminhado aos órgãos responsáveis, para as devidas providências. “A ultima administração foi pautada em uma falta de responsabilidade muito grande, em todos os setores. Mas, vamos lutar com afinco, fechamos a prefeitura para poder averiguar as irregularidades, estamos trabalhando e muito”.
Ruas de Casa Nova na gestão de Orlando Xavier
As denuncias só devem ser formalizadas ao final da auditoria, mas de antemão Cota conta que, por exemplo, na Ação Social, que precisa de 15 computadores tem 10, desses somente três funcionam. “Mas, esse é só um exemplo, está faltando muito equipamento ar condicionado, computadores. Vamos fazer o levantamento do patrimônio da prefeitura. Que há muitos anos vem passando de mão em mão e as coisas sumido desaparecendo, sem que ninguém seja responsabilizado”.
O prefeito afirma também que algumas coisas foram feitas na gestão anterior para atrapalhar o seu mandato. “O orçamento para esse ano foi aprovado de maneira irresponsável, pra se ter uma ideia ele colocou 2,4 milhões pra viajar e colocou 170 mil pra trabalhar na secretaria de Obras, ele fez com intuito de imobilizar meu governo, mas quem está sendo prejudicada é a população e isso eu não vou permiti, ele agiu de má fé”.
População sem água
“O que acontecia na gestão de Orlando era que a prefeitura era uma vaca leiteira para pessoas irresponsáveis que sugavam o dinheiro da prefeitura, para resolver isso estou fazendo um recadastramento sério dos servidores, tem gente que mora em São Pulo, Mato Grosso e trabalha aqui, recebendo salário, como pode isso?”, questiona Cota.