A estratégia do Flamengo para reforçar o elenco passa por priorizar o meio-campo e o ataque em janeiro para, aos poucos, reformular o setor mais necessário ao longo de 2023: a defesa.
Com a contratação de Léo Ortiz avançada para repor a saída de Rodrigo Caio, a diretoria agora aguarda possíveis interessados em David Luiz, Pablo e Fabrício Bruno.
Os dois primeiros estão fora dos planos, mas já indicaram que cumprirão seus contratos, até o fim de 2024 e 2025, respectivamente. Fabrício, por sua vez, aguarda renovação, mas quer ir para Europa.
Titular indiscutível em 2023, o jogador é o que tem mais chance de sair e dar retorno ao clube, ao lado de Léo Pereira, o outro titular. David e Pablo, com salários elevadíssimos, seguiriam “encostados”.
Diante desse cenário, o Flamengo tem tido cautela para avançar em outras frentes. Nomes como de Bruno Mendez, de saída do Corinthians, foram colocados na mesa, mas ainda sem acordo final.
Outras frentes
O drama rubro-negro para realocar peças que não renderam não se restringe à zaga. O goleiro Santos, que custou caro e hoje é terceira opção, também tem dificuldade de encontrar interessados.
Na lateral, a saída de Filipe Luis abriu brecha para a chegada de um nome de peso para concorrer com Ayrton. Mas na direita Wesley, Matheuzinho e Varela emperram a busca por substitutos.
A intenção do Flamengo é vender os dois jovens e ter o uruguaio com mais estabilidade e sequência, até que um novo interessado apareça para levá-lo, caso seja vantajoso para todos os lados.
Como a janela do meio do ano costuma ser mais movimentada, o clube aguarda a movimentação de janeiro para saber se haverá proposta para todos esses jogadores, e investe em outras frentes.
Foco de momento
Além de De La Cruz, a principal aquisição desta janela, o Flamengo tenta a chegada de um meia. Gustavo Scarpa negocia e é uma das soluções até a definição sobre o futuro de Everton Ribeiro.
O veterano tem uma oferta de renovação por mais uma temporada, mas não chegou a um acordo com o Flamengo, pois insiste em dois anos de contrato para encerrar a carreira no clube.