Zó apresenta projeto de lei que usa pneus como matéria-prima para estradas
O deputado estadual Zó apresentou na última nesta terça-feira (6) o projeto de lei 21.538/2015. No texto, Zó sugere que os serviços de asfaltamento e recapeamento de rodovias estaduais e suas vicinais sejam realizados tendo como matéria-prima a borracha derivada de pneus em desuso.
A ação já é empregada em outros países como os Estados Unidos e no Brasil já existem rodovias construídas a base de pneus. Também há pesquisas que comprovam que o pavimento de asfalto-borracha é cerca de 40% mais resistente do que o asfalto convencional.
“Este projeto tem como um dos objetivos colaborar com a diminuição de materiais que prejudicam o meio ambiente. A ação também proporciona um aumento na durabilidade das estradas e uma redução no custo de manutenção,” avaliou Zó.
Segundo informações do Instituto AKATU, o Brasil produz cerca de 63 milhões de pneus novos por ano, sendo que 30 milhões são descartados e de forma incorreta. “Pelo descarte errado muitos pneus acabam servido de criadouros de insetos transmissores de doenças. A reutilização desse material em estradas figuraria como uma opção para combater este cenário”, afirmou o deputado.
Outro fator importante, é que o asfalto-borracha tem uma maior aderência, o que pode evitar derrapagens e acidentes. O Pl segue para votação.
Nina Dourado