Zó cobra celeridade na instalação dos flutuantes

Devido a grave crise hídrica que vem atingindo o Vale do São Francisco e consequentemente a agricultura irrigada, o deputado estadual Zó (PCdoB) se reuniu nesta quinta-feira (13) com o secretário da casa civil, Bruno Dauster. Também participaram da reunião, representantes dos produtores dos perímetros irrigados de Juazeiro e o Superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF), Alaor Grangeon.

Na oportunidade, Zó também cobrou a liberação de mais recursos
Na oportunidade, Zó também cobrou a liberação de mais recursos

Na ocasião, Zó cobrou mais celeridade na instalação dos flutuantes (bombas para captação de água), ação tida como uma medida emergencial. Apesar do Ministério da Integração também ter anunciado a liberação da verba, em torno de 4 milhões de reais, a quantia ainda é insuficiente.

“Como sempre estamos falando, a baixa vazão do rio e estiagem prolongada colocou em risco a economia de uma região importante para o estado. A agricultura irrigada gera mais de 200 mil empregos e vamos continuar cobrando a ajuda do governo estadual e federal”, afirmou Zó.

De acordo com Bruno Dauster, o governo da Bahia vai levar a situação até à presidenta Dilma Rousseff, pedindo que a causa seja incluída no decreto emergencial. Deste modo, a licitação pode ganhar  mais agilidade.

Para um dos representantes dos produtores da região, Josival Barbosa, a reunião foi proveitosa. “Saí confiante. O governo do estado demonstrou compromisso e apoio.  Acredito que vamos resolver a situação”, avaliou.

Na próxima semana, haverá uma mobilização composta por Zó, os produtores rurais e  outros parlamentares envolvidos na questão  para sensibilizar a bancada de deputados federais da Bahia. O objetivo é solicitar apoio para cobrar do  Ministro da Integração em Brasília mais agilidade nos editais e liberação de  recursos.

Nina Dourado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *