Zó sugere criação do ‘Pacto pela água’
O deputado estadual Zó (PCdoB) participou nesta segunda-feira (18), de mais uma audiência pública sobre a crise hídrica que vem atingindo a região do Vale do São Francisco. Com o tema: ‘Crise Hídrica, falta água ou gestão’, o debate foi promovido pela câmara de vereadores de Juazeiro e contou com a participação de representantes de órgãos federais, municipais, entidades não governamentais e membros de comitês ligados à preservação do rio São Francisco.
Como sempre vem falando nas discussões em que participa, Zó abordou a questão da revitalização, a preservação dos rios e afluentes da região. “Precisamos criar um ‘Pacto pela água’, projeto em que todos, sociedade civil e agricultores, possam participar em defesa da água. Juazeiro precisa ser exemplo de uso consciente desse recurso natural tão importante”, afirmou o deputado.
Ainda de acordo com Zó, o projeto seria uma iniciativa de Juazeiro e contaria com a participação de órgãos públicos ligados ao tema, de entidades não governamentais e da sociedade em geral. “Preservar a água não é obrigação apenas de uma classe social ou de determinado órgão público. Precisamos entender que nós, cidadãos também temos a nossa parcela de responsabilidade”, avaliou.
No final das discussões, algumas propostas foram levantas, dentre elas, a criação de um pacto pela água, uma política municipal da água (Plano Municipal de Recursos Hídricos) que teria como objetivo elaborar proposições a serem apresentadas em outro momento e uma agência reguladora do setor.
—