A luta de uma jovem contra o Câncer de Mama mobiliza grupo de amigos em Juazeiro

Rosa Fest

No mês em que é lembrada a importância da prevenção e combate ao câncer de mama e o apoio a mulheres que estão em tratamento, um grupo de amigos em Juazeiro está promovendo um evento beneficente que tem como objetivo ajudar no tratamento da juazeirense Gerciana Brito.

O evento intitulado ‘Rosa Fest’, fazendo menção a Campanha Nacional Outubro Rosa, acontecerá no Clube do SINSERP Clube de Campo do Sindicato dos Servidores Municipais de Juazeiro (Sinserp), localizado no Loteamento Jardim Vitória, Juazeiro-BA, no dia 11 de outubro, as 21h. As atrações serão: Super Banda, Nosso Lance e Rennan Mendes, que não cobraram cachê para a participação no evento.

A jovem Gerciana Brito estava com 32 anos quando descobriu que estava com câncer na mama, em Julho de 2012. Desde então fez quimioterapia, passou pela mastectomia, retirada da mama (esquerda) e agora está na etapa da Radioterapia na cidade de Recife/PE.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.

“Numa conversa sobre a situação de Gerciana e os gastos com hospedagem, deslocamento e alimentação para fazer a Radioterapia na cidade de Recife, tivemos a ideia de um evento beneficente para ajudá-la”, informou Cláudia Félix, uma da amigas que compõe o grupo.

Não foi por acaso que o evento está marcado para este mês de outubro quando em todo o mundo várias atividades são desenvolvidas em prol da luta contra o câncer de mama. O ‘Outubro Rosa’ iniciou nos Estados Unidos, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira ‘Corrida pela Cura’, realizada em Nova York, em 1990, sendo realizado anualmente na cidade.

No Brasil, o movimento começou no dia 2 de outubro de 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Nos anos seguintes outros pontos turísticos foram iluminados de rosa, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Pinacoteca de Santos, Palácio do Planalto, Congresso Nacional, entre outros. Hoje, diversas ações e eventos marcam o mês em todo o país. Em Petrolina no dia 20 de outubro acontecerá a 2ª Caminhada Outubro Rosa promovida pela APAMI.

Serviço: 

Show Beneficente da Super Banda e Rennan Mendes

Local: Clubre do Sinserp – Juazeiro

Ingressos: a venda na Rádio Transamérica (Juazeiro/BA) – Procurar Raquel Clemente – (074) 3611-0086.

PETROLINA – Solange Clemente – Criação Original – Ligar para (087) 8835-5458.

Por Iana Lima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *