Bolsonaro culpa ONGs por queimadas na Amazônia

Sempre disposto a criar confusão, o presidente Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (21) que as Organizações não Governamentais (ONGs) ambientalistas podem estar por trás das queimadas na Amazônia. A região concentra mais da metade dos focos de incêndios florestais em 2019, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Mal comparando, seria como acusar os bombeiros de causar incêndios, ou a água de causar a sede.

De acordo com Bolsonaro, o governo precisa fazer o possível para que esse tipo de crime não aumente, mas disse que sua gestão retirou dinheiro que era repassado para ONGs, o que justificaria uma reação das instituições.

“O crime existe, e isso aí nós temos que fazer o possível para que esse crime não aumente, mas nós tiramos dinheiros de ONGs. Dos repasses de fora, 40% ia para ONGs. Não tem mais. Acabamos também com o repasse de dinheiro público. De forma que esse pessoal está sentindo a falta do dinheiro”, declarou o presidente na saída do Palácio da Alvorada, ao ser questionado sobre a onda de incêndios na região.

“Então, pode estar havendo, sim, pode, não estou afirmando, ação criminosa desses ‘ongueiros’ para chamar a atenção contra a minha pessoa, contra o governo do Brasil. Essa é a guerra que nós enfrentamos”, acrescentou.

Ele esquece de dizer que as queimadas são uma forma de manejo criminoso que parte dos agricultores usam para desmatar e “limpar” a terra para o cultivo. Mesmo sendo crime, o método persiste por ser barato.

Enfim, o presidente vai seguindo no estilo: “A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser!”

Com informações do G1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *