Casco de Peba: Atletas experientes ressaltam diferenciais da aventura pela caatinga

Cidade-sede do Casco de Peba – o primeiro evento de aventura 100% filantrópico do Brasil, que acontece nos dias 20 e 21 de Junho – Petrolina reserva aos atletas uma experiência completamente diferenciada: a oportunidade de testar seus limites num bioma único, a caatinga. Apesar de significar, em tupi-guarani, “mata branca”, nela é possível encontrar fauna e flora diversificadas.
Para Patrícia Souza, desafios da caatinga motivam ainda mais os aventureiros
Para Patrícia Souza, desafios da caatinga motivam ainda mais os aventureiros
“Ao longo dos 4 percursos do Casco de Peba – Turbinado 90 km, Emotion 40 km, Off-Road e Cross Country 12 km – não será impossível ver o veado-caatingueiro, a onça-pintada, o mocó, o gato-do-mato e o famoso tatu-bola, ou peba. São 148 espécies de mamíferos, 510 de aves, 154 de répteis e anfíbios e 240 de peixes conhecidas até hoje no bioma”, destacou a coordenadora de Marketing do evento, Aléssia Saluára.
Para Patrícia Souza, que já se aventurou pela Mata Atlântica, toda essa biodiversidade e promessa de difíceis obstáculos motivam ainda mais os atletas. “Prova na caatinga é mais dura pela questão do clima, muito mais seco. Porém quem faz aventura está em busca disso mesmo, da superação pessoal”, comentou. Apesar de toda a empolgação, mandacarus, cactos, urtiga, o chão árido e a pouca oferta de água requerem dos aventureiros um cuidado a mais antes e durante as provas – mesmo entre os mais experientes.
“Muitos atletas de outras regiões e climas já tiveram problemas em eventos locais porque só deixam para se hidratar no dia, quando na verdade o ideal é já ingerir mais líquidos e sais mineiras uma semana antes. Embora estejamos focados o tempo todo nas melhores estratégias para vencer, é preciso ficar atento aos próprios sinais de desgaste e também dos companheiros de prova – principalmente nesse ponto da hidratação. E é necessário, ainda, escolher roupas que protejam não apenas do sol, mas também dos espinhos”, explicou o chef de cozinha e atleta, Cássio Dias.
Ao lado de David Cardoso, Dias já participou de diversos eventos por todo o Brasil, ocupando o 4º lugar no ranking brasileiro de corrida de aventura na categoria de duplas ou trios. Em 2012, participou da EcoMotion 2012, com percurso total de 750 km em provas de trekking, mountain bike, ride n’run, rapel e exploração de cavernas.
Beneficente
Para se inscrever no Casco de Peba é preciso, primeiramente, cadastrar-se no site www.soumaisaventura.com.br, onde será cobrada a taxa administrativa de R$ 10 do Circuito de Aventura Rio da Integração (CARI), organização esportiva do Vale do São Francisco que dá acesso ao RBCA (Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura). Os interessados, que devem ter no mínimo 18 anos, têm até 10 de junho para confirmar presença ou até as 200 vagas disponíveis serem preenchidas.
Filantrópico, o evento requer ainda a doação de uma cesta básica – uma por participante, um por dupla e duas por quarteto –  a qual será direcionada às famílias carentes atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Petrolina. O kit com os itens, com valor total sugerido de R$ 30, podem ser deixados no João Bike (Av. Monsenhor Ângelo Sampaio, 585, Petrolina/PE) ou na Arca Sport (Rua 08, Maringá, Juazeiro/BA). Antes do evento, parceiros do Casco de Peca farão um evento especial na entidade, com mini-corrida e uma aula de Zumba.
O Casco de Peba tem apoio dos vinhos Rio Sol, suco Terra Sol, Cavalo Doido, Arca Sport, Herbalife (Consultores Alinne e Aristides), Grande Rio FM e TV Grande Rio.
Por Paula Thotônio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *