Fazer xixi é algo que a pessoa deva se preocupar? 

Por Elizabeth Bacharach e Korin Miller

Fazer muito xixi é algo que eu deva me preocupar?

Alguns dias você tem que correr constantemente para o banheiro para se aliviar. Afinal, é normal fazer muito xixi? Você precisa se preocupar se estiver urinando muito – ou muito pouco?

Bom, quantas vezes por dia você deveria fazer xixi?

“O que é considerado ‘normal’ pode variar de pessoa para pessoa”, diz Keri Peterson, médico de Nova York (EUA). Mas, “em média, as pessoas fazem de seis a sete vezes por dia”, completa.

“A frequência com que você visita o banheiro é afetada por uma variedade de fatores, como a ingestão de líquidos – a mulher média deve tomar oito copos de água por dia –, bem como o tamanho da bexiga”, explica Fara Bellows, urologista do The Ohio State University Wexner Medical Center (EUA). Se você tiver uma bexiga pequenininha, por exemplo, obviamente vai fazer xixi com mais frequência do que alguém com uma maior.

“A cafeína que você bebe também importa”, aponta Bellows. Isso porque ela é um diurético, o que significa que você faz xixi. Se você fuma também influencia, já que o tabaco pode irritar sua bexiga. “Tomar muitas bebidas açucaradas – como refrigerantes e sucos – também pode fazer você fazer mais xixi, bem como aumentar o seu consumo de sal (o que o deixa mais sedento)”, aponta Peterson.

“O oposto pode ocorrer quando você aumenta o seu nível de atividade e sua mais”, conta Orli Etingin, diretor médico do Iris Cantor Women’s Health Center at New York-Presbyterian/Weill-Cornell Medicine. Basicamente, se você está suando mais, você faz menos xixi porque está se livrando da água por outros meios.

Como sei se estou indo mais – ou menos – do que o normal?

“O número de vezes que você faz xixi só deve se tornar motivo de preocupação se notar uma mudança drástica”, explica Peterson. Mas, honestamente, pode ser difícil determinar o quanto os hábitos do seu banheiro estão mudando.

É por isso que é uma boa ideia manter o que os urologistas chamam de “diário vazio” se você estiver preocupado por algum motivo. Isso significa que você anota tudo o que bebe (e quando), quando faz xixi e quanto faz a cada vez.

Nota: uma quantidade “normal” de xixi é suficiente para encher uma xícara de café ou mais. Mas é claro que você não precisa realmente medi-la. Uma boa forma de avaliar é ver se tem um fluxo mais longo e constante em vez de algumas gotas.

Uma coisa a ser observada é se você vai com frequência ao banheiro, mas só faz pouquinho xixi, segundo Jennifer Linehan, urologista e professora associada de oncologia urológica do John Wayne Cancer Institute em Providence Saint John’s Health Center, na Califórnia (EUA). Ela observa que isso pode indicar uma bexiga hiperativa. As boas notícias? Isso pode ser tratado fazendo exercícios ou perguntando ao seu médico sobre uma mudança de dieta.

Então, eu deveria me preocupar por fazer muito xixi?

“Se você está indo mais vezes do que o habitual e sente dor ou queimação quando urina, você pode ter uma infecção da bexiga, como uma infecção do trato urinário, que é especialmente comum em mulheres jovens”, aponta Christina Pramudji, médica diretora do Houston Female Urology (EUA). Neste caso, é necessário visitar um médico, podendo precisar de antibióticos para tratar o problema.

“Você também deve checar se sua frequência mudou, se tem sangue na urina ou se tem necessidade de empurrar o xixi”, aponta Pramudji.

Ah, e para quem costuma segurar o xixi: pare com isso! “Se você faz isso regularmente pode realmente esticar demais o músculo da bexiga, fazendo com que você não consiga mais esvaziar tudo”, diz Etingin.

“Além disso, segurá-lo também pode aumentar o risco de infecção, já que a urina tem muitas bactérias que podem se multiplicar quando mantidas em sua bexiga por longos períodos de tempo”, acrescenta Pramudji.

A profissional recomenda que você evite segurar por mais de quatro horas durante o dia. A noite é uma história diferente, já que na verdade temos um hormônio que desliga os rins enquanto dormimos.

“Se a sua frequência de xixi está baixa e você está preocupada, é hora de ver seu médico ou urologista. Ele poderá verificar o que está acontecendo”, finaliza Bellows.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *