Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina realiza treinamento de preceptoria para enfermeiros

O Núcleo de Educação Permanente do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina promoveu, esta semana, um treinamento de preceptoria para os enfermeiros do serviço. A iniciativa tem como objetivo oferecer uma base pedagógica melhor aos preceptores e promover o desenvolvimento de saberes e competências do enfermeiro que atua no ensino e pesquisa.

“Na formação acadêmica da maioria dos profissionais de saúde não existe o direcionamento pedagógico voltado ao ensino. Então, nós estamos tentando suprir essa lacuna, com o objetivo de melhorar a nossa preceptoria”, esclarece a enfermeira gerente do NEP, Rejane Lins.

No programa do treinamento, a profissional (que é multiplicadora de um curso ofertado pelo IMIP Recife) falou sobre a metodologia pedagógica do ensino da residência, o papel do preceptor, atribuições, abordagem em ambiente clínico, importância do feedback, acompanhamento diário do residente, avaliação do residente pelo preceptor e avaliação do preceptor pelo residente.

“Mesmo os enfermeiros que tenham cursado a licenciatura, não têm garantia de êxito no desenvolvimento das atividades de preceptoria. Então, nós precisamos de tempos em tempos promover essa autorreflexão, buscando reforçar o compromisso com o nosso residente e graduando, através da capacitação e formação em serviço”, defende Rejane.

Cabe ao preceptor se preocupar em auxiliar e identificar as fragilidades de aprendizado; estimular a participação do residente e do graduando; propiciar a aplicação de conhecimento teórico nas atividades práticas; participar do planejamento e execução de atividades; estimular a autoaprendizagem e buscar apoio para sanar as fragilidades apresentadas pelo grupo.

“Nós esperamos ter contribuído para o aperfeiçoamento da nossa preceptoria”, avalia Rejane ao final da semana. Melhorar a preceptoria significa formar profissionais melhores e oferecer um serviço público de melhor qualidade à população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *