Lula vence no primeiro turno com eleitores de Ciro, segundo média das pesquisas

Eleitores de Ciro Gomes se tornaram fiéis da balança e podem decidir eleição a favor de Lula ainda no primeiro turno, de acordo com estudo do sociólogo Marcos Coimbra, do Vox Populi.

Ciro Gomes e Lula.Créditos: Reprodução/Instagram

Estudo realizado pelo sociólogo Marcos Coimbra, do Instituto Vox Populi, mostra que Lula (PT) segue favorito na disputa presidencial, que pode ser decidida em favor do petista ainda no primeiro turno caso haja reversão de parte dos votos de Ciro Gomes (PDT).

Contando-se apenas os votos válidos na media das pesquisas presenciais – incluindo a Quaest/Genial divulgada nesta semana – Lula oscilou dois pontos para menos entre abril e maio, mantendo-se em 49%. O percentual está dentro do histórico do petista, que desde maio de 2021 variou entre 47% e 56% dos votos válidos.

Jair Bolsonaro (PL) oscilou um ponto para mais no último mês e chegou a 34% – a maior média desde o início do estudo.

Fiel da balança, Ciro Gomes (PDT) oscilou de 7% para 8%, mantendo eleitorado que pode decidir a eleição no primeiro turno. Os outros candidatos, que já chegaram a 19% na série histórica, agora têm 9% somados.

“Essa decisão final, quem vai bater o martelo, é fundamentalmente dos eleitores que hoje pensam no Ciro, mas não têm certeza disso. Metade diz que ainda tem que pensar, pois ainda não se decidiu por Ciro. E essa metade que ainda não se decidiu por Ciro, a grande maioria tenderia a votar no Lula logo, porque vai votar nele no segundo turno”, disse Marcos Coimbra ao Fórum Café.

Ainda em relação às pesquisas presenciais, nos votos totais, Lula mantém a liderança com 44%, seguido de Jair Bolsonaro com 31%. Ciro tem 7%, mesmo percentual de todos os outros candidatos da terceira via somados. Brancos e nulos eram 14% e são 11%.

Em segundo turno, Lula marca 53% – 60% dos válidos – contra 36% de Bolsonaro – 40% dos válidos. Brancos e nulos são 12%.

Pesquisa remotas

Na média das pesquisas remotas – feitas por telefone – Lula oscilou um ponto para mais e chegou a 43%. Bolsonaro manteve os 33% do mês anterior. Ciro manteve 8% e os demais candidatos somados 7%. Brancos e nulos são 10%.

Em votos válidos, o petista chega a 48% e Bolsonaro oscilou um ponto para menos, chegando a 36%. Ciro mantém 9% e os demais candidatos 7%.

Em simulação de segundo turno nessa metodologia, Lula tem 52% (59% dos válidos) e Bolsonaro 36% (41% dos válidos). Brancos e nulos são 13%.

Leia o estudo na íntegra e assista à entrevista de Marcos Coimbra ao Fórum Café.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.