Membros da CIPA gestão 2022/2023 tomaram posse nesta terça-feira (18) na UPAE Petrolina 

Os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (CIPA/UPAE) tomaram posse nesta terça-feira (18). Os cipeiros assumem a gestão 2022/2023. 

“Tivemos um aumento no número de membros esse ano, pois essa conta é fechada de acordo com o percentual total de funcionários, que aumentou no último ano devido à pandemia. De 16 passamos para 18”, informa o técnico em Segurança do Trabalho João Marcos Rodrigues dos Santos, que deu posse aos novos integrantes nesta manhã. 

A solenidade também contou com o discurso da coordenadora Administrativo/Financeira da UPAE, Ana Beatriz Mota Aguiar, a eleição do vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário e a montagem do cronograma de reuniões anual. 

“Desejo boas-vindas a todos e aproveito para reforçar o real papel do cipeiro, que vai muito além da estabilidade do vínculo empregatício. Ser cipeiro é atuar em prol da saúde e segurança dos colegas. É zelar pelo cumprimento das normas regulamentadoras, rotinas, missão, visão e valores da empresa.  Deve atuar em via de mão dupla, sendo um porta voz entre a gestão e a equipe, e vice versa”, enfatizou a representante da UPAE na ocasião.

Quem também reforçou a importância da CIPA para o bom funcionamento do serviço foi a presidente Nazaré Cunha. “Uma CIPA atuante faz toda a diferença. Por isso, espero que todos assumam o cargo com amor e a intenção de fazer o seu melhor”, disse aos demais membros. 

A CIPA tem como objetivo promover a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar o ambiente de trabalho seguro e agradável. É composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o quadro funcional.  

Ao ser eleito para integrar a gestão da CIPA, o cipeiro recebe como principal tarefa proteger e garantir a saúde e segurança de seus colegas de trabalho. A função desses membros é muito importante e a eleição da Comissão renova o compromisso de todos na construção de um ambiente de trabalho seguro, salubre e adequado ao desenvolvimento das atividades do dia a dia de trabalho.

“Aos indicados pela coordenação saibam que vocês foram escolhidos a dedo. Aos escolhidos pelo voto parabéns. O nosso desejo é que honrem a confiança dos seus colegas. Estou muito otimista com o grupo formado e acredito que essa será uma gestão de excelência”, concluiu.

Os novos cipeiros já passaram pelo treinamento e começam as atividades ainda este mês, com o Janeiro Branco, já que uma das funções do grupo é promover ações em prol do cuidado com o trabalhador. 

A formação principal da CIPA ficou assim definida: Presidente – Nazaré Cunha; Vice-presidente – Maria Daniela Silva; 1º Secretário – Marcelo Henrique Andrade; 2º Secretário – Demontier Bandeira . Demais cipeiros dividem-se entre membros titulares e suplentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.