Negociata escusa de candidato a prefeito abala Dormentes

Roniere Macedo

Da Redação

O candidato a prefeito na cidade de Dormentes, cidade do sertão pernambucano, Roniere Macedo Reis (PSB), foi flagrado em um vídeo comprando votos e apoio político de dois candidatos a vereador do município, que foram aliciados com dinheiro para que pulassem do grupo da candidata à prefeita Josimara Cavalcanti (PTB) para o de Roniere.

No vídeo amador, o candidato a prefeito conversa com Cícero Carlos e Renicláudio Menezes, candidatos a vereador do PTB, Reniclaudio grava tudo com um relógio que filma. A conversa acontece durante a madrugada e dura três horas. Raniere faz a negociação, oferecendo cargos nas secretárias além de uma ajuda imediata em dinheiro.

Antes de fazer a negociata Roniere ainda atenta para a possibilidade de haver uma gravação. “Vocês estão com celular? Se estiverem desliguem!”, pede. Reniclaúdio ainda despista “O meu tem câmera, mas não tem nem cartão de memória”, os celulares são desligados, mas Roniere não contava com o relógio. Nesse trecho da gravação Roniere ainda justifica seu pedido: “Em Petrolina Fernandinho tem uma bacia pra recolher os celulares antes das reuniões”, disse referindo-se ao também socialista Fernando Filho, candidato a prefeito de Petrolina.

“Vou fazer uma proposta pra vocês aqui. Para o futuro, um espaço bom em uma secretária, se eu tivesse uma secretaria pra dar a cada um, a gente chegava junto, mas não dá. A garantia aqui é assim, a gente dá um espaço a vocês numa coisa que vá ajudar, não é uma coisa de colocar vocês num negócio isolado, que lhe ajude pra você fazer sua imagem política pro futuro e para agora posso dar uma quantia”, propôs escrevendo em uma folha de papel a quantia de 6 mil reais.

Posteriormente um homem chamado por ‘Shangaia’, entrega o valor de R$ 4,2 mil, afirmando que Roniere havia mandado. Reniclaúdio mais uma vez gravou a entrega do dinheiro. Toda a conversação foi na verdade uma armadilha feita pelos dois candidatos a vereador que não vão responder a nada na Justiça, uma vez que desde o início das negociações Cícero e Renicláudio se acobertaram, dando ciência ao Tribunal Regional Eleitoral dos diálogos e das negociações. A verba recebida também foi entregue à Justiça Eleitoral.

Roniere Macedo Reis e outros envolvidos estão sendo investigados por compra de voto, abuso de poder econômico e podem ter seus registros de candidatura cassados, tornando-se inelegíveis.O processo está em andamento, mas o juiz Iure Pedrosa Menezes, da 107ª Zona Eleitoral, na região de Afrânio, já solicitou ao Ministério Público Eleitoral (MPE) que entre com recurso também contra a coligação Frente Popular de Dormentes.

Em defesa do partido o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, se manifestou pedindo cautela da opinião pública. “Não vamos fazer nenhum pré-julgamento. Houve a denúncia, mas vamos esperar que ele apresente sua versão dos fatos, sua defesa. O partido vai aguardar a decisão final. Vamos aguardar as informações que ele tem a passar e aguardar o desfecho. Mas a Direção Municipal tem autonomia para se posicionar”, avisou.

Veja o vídeo mostrando a negociata:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *