Oficina de planejamento financeiro abre Semana do MEI em Juazeiro

Capacitações gratuitas acontecem até dia 24 de maio no norte da Bahia

Por Lucilene Santos

Aprender a calcular gastos, margem de lucro e entender a estrutura dos custos da empresa para formar preços de venda adequados para que o negócio seja lucrativo. Nesta segunda-feira, 20, na abertura da Semana do MEI em Juazeiro, os microempreendedores individuais puderam aprofundar seus conhecimentos nesses assuntos durante a oficina SEI Formar Preço, ministrada pelo consultor Antônio Carlos Campos.

A estudante Alana Moreira está se preparando para abrir um e-commerce de moda feminina e já garantiu a inscrição em todas as capacitações que estão sendo oferecidas na agência do Sebrae em Juazeiro esta semana. São palestras e oficinas nas áreas de vendas, finanças, marketing, atendimento, planejamento e inovação.

 “A parte de controle financeiro era um obstáculo para mim, não incluía no preço de venda, todos os custos, como o valor da peça, transporte e demais gastos da empresa, apenas aplicava um percentual de lucro. Agora tenho outra visão, sei que preciso controlar minhas finanças para conseguir fixar o preço real”, destacou a estudante.

Na região, a programação de capacitações segue até a próxima sexta-feira, 24, na sala de treinamento do Sebrae.  Nesta terça, 21, foi realizada a palestra “Como atrair, conquistar e manter clientes”, das 14h às 16h. Na quarta, 22, será oferecida a oficina de crédito para o MEI, das 9h às 13h, que vai mostrar como os empreendedores podem se preparar para acessar financiamentos e investir no negócio.

Na Sala do Empreendedor do município, no Centro da cidade, também haverá programação. Nesta quarta, a partir das 14h, a jornalista e especialista em gestão empresarial e marketing, Isabella Ornellas ministra a palestra sobre empreendedorismo criativo.

No dia 23 de maio a programação continua com a oficina SEI controlar meu dinheiro, das 13h30 às 17h30. E para encerrar as atividades na cidade, no dia 24 de maio, será realizada a palestra “Conhecendo melhor o meu cliente”, que traz estratégias para conhecer o perfil do público alvo e fidelizá-lo.

No Norte da Bahia estão sendo ofertadas mais de 500 vagas gratuitas em capacitações.  Além de Juazeiro, também tem oportunidades em Paulo Afonso, Sobradinho, Remanso e Curaçá.

O gerente regional do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, ressalta que os donos de pequenos negócios reservem tempo para buscar conhecimento esta semana, se capacitem e assim possam melhorar a gestão das empresas.

“A Semana do MEI é uma grande oportunidade para se qualificar e os empresários precisam aproveitar essa maratona de conhecimento. A partir do mês de junho, o comércio costuma ficar mais aquecido e os empreendedores precisam estar prontos para atender seus clientes, aumentar as vendas e faturar mais”, destacou.

Além das capacitações presenciais, este ano o Sebrae também investiu em conteúdos à distância. São 4,6 mil vagas para os 22 eventos online, que podem ser acessados pelo Youtube e Whatsapp.  Os inscritos receberão o link para entrar nos eventos online, que ficarão disponíveis durante 48 horas.

Carlos alertou ainda que outros serviços de interesse do MEI estão sendo realizados esta semana. “Quem for ao Sebrae vai receber orientação para abrir, alterar ou dar baixa no CNPJ da empresa, conhecer as vantagens da formalização e também fazer a Declaração Anual de Faturamento, cujo o prazo termina dia 31 de maio”.

A programação completa nas cidades pode ser acessada no site do evento:www.semanadomei.com.br, onde também estão sendo feitas as inscrições. Os interessados também podem buscar informações na agência da instituição em Juazeiro, que fica na Rua Coronel João Evangelista, 22, no Centro da cidade ou pelo telefone (74) 3612-0827.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *