PE entre os 10 estados com mais médicos no primeiro mês de seleção de programa

Pernambuco é o estado com o terceiro maior número de participantes confirmados no Programa Mais Médicos na região Nordeste. A iniciativa teve o primeiro mês de seleção encerrado na última terça-feira (12). De um total de 1.618 profissionais, o Estado tem 84 médicos que homologaram a participação no programa. A Bahia ficou na dianteira com 144 médicos, seguida do Ceará, com 117. O projeto atenderá 261 municípios da região e um Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). Em todo o Brasil, a iniciativa contemplará 6,5 milhões de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira a lista de municípios pernambucanos atendidos:

Lista de municípios from FolhadePernambuco

No Nordeste, 547 profissionais confirmaram participação no Mais Médicos, sendo 433 brasileiros e 115 com registro de fora do Brasil. Depois de Pernambuco, o estado com maior número de homologações de candidatos é a Paraíba (51), acompanhada do Maranhão (46), Rio Grande do Norte (43), Tocantins (26), Sergipe (19) e Alagoas (17). No total, 1.179 municípios nordestinos aderiram ao programa, com a oferta de 4.822 oportunidades.

Para suprir as vagas ociosas em áreas prioritários do projeto – ou que não tiveram indicação de nenhum profissional brasileiro -, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a construção de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAs). “Quantos mais médicos trabalharem na atenção básica, melhor para o país. É nesta área de atendimento que se resolve cerca de 80% dos problemas de saúde”, destacou.

minis

A maioria (67,3%) das regiões onde esses profissionais vão atuar, sejam brasileiros ou estrangeiros, está em áreas de extrema pobreza e distritos de saúde indígena. As demais 32,7%, em periferias de capitais e regiões metropolitanas. Dos 782 municípios que não despertaram o interesse de brasileiros, 79 tiveram vagas preenchidas principalmente por médicos formados no exterior, sendo grande parte localizada no interior do Norte e Nordeste.

O desempenho do primeiro mês do Mais Médicos cobriu 10,5% da demanda apresentada pelos 3.511 municípios que aderiram ao programa e apontaram a existência de 15.460 vagas nas unidades básicas de saúde. Mais de 1.096 cidades prioritárias não receberão profissionais neste momento, de um total de 2.032 que ficaram de fora.

Para continuar estimulando o preenchimento destes postos, o Ministério da Saúde abre inscrições para a segunda seleção mensal para médicos brasileiros e estrangeiros na próxima segunda-feira (19). Também será permitida a entrada de novos municípios no programa.

Considerando a quantidade de médicos alocados, o Estado com maior número é a Bahia, com 144 profissionais, seguida de São Paulo (134), Rio Grande do Sul (119), Ceará (117), Goiás (103), Minas Gerais (101), Paraná (98), Amazonas (88), Pernambuco (84) e Rio de Janeiro (70).

Estrangeiros – Os 522 estrangeiros que homologaram sua participação no programa atuam como médicos em 32 países, com destaque para 142 médicos formados na Argentina e 100 profissionais com diplomas da Espanha.

Fonte: FolhaPE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *