PF deflagra operação contra fraudes ao Auxílio Emergencial

 

 

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25), a Operação Parcela Baiana, para combater fraudes ao Auxílio Emergencial, disponibilizado pelo Governo Federal à população carente em função da pandemia da Covid-19.

Ao todo, são cumpridos três mandados de busca, quatro mandados de afastamento de sigilo bancário e quatro mandados de sequestro de bens, totalizando R$ 200 mil bloqueados por determinação judicial. A ação ocorre nos municípios de Salvador e Coração de Maria. As prisões temporárias não foram deferidas pela Justiça Federal.

No aplicativo “Caixa Tem” da Caixa Econômica Federal, cerca de 90 contas do Auxílio Emergencial foram fraudadas. Os valores eram transferidos imediatamente para contas vinculadas aos fraudadores e também para pagamentos de boletos bancários emitidos pelos próprios suspeitos. O prejuízo é superior a R$ 90 mil. Acredita-se que a fraude seja muito maior.

A operação conta ainda com agentes do Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, Caixa, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União, instituições que participam da Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *